Como usar DNS do Google no PC e celular

Como usar DNS do Google no PC e celular? Existem vários serviços públicos de DNS e um deles é disponibilizado pelo próprio Google para ser usado por qualquer pessoa que quiser. Neste post explicaremos como você pode configurar o DNS primário e secundário do Google no seu computador Windows, macOS e ainda no Android e iPhone.

Para quem não sabe, ao modificar o DNS para um DNS como o do Google você pode ter uma melhora na sua velocidade e ainda se protege contra propagandas que possam ser injetadas pelo provedor da sua conexão.

Como usar DNS do Google

Windows

Abra as configurações do Windows clicando no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem. Quem preferir pode apertar o atalho no teclado, primeiro a tecla Windows (janelinha) e, sem soltá-la, aperte a letra i.

Dentro das configurações clique em “Rede e internet”. Depois clique em “Wi-Fi” no menu da esquerda. Do lado direito desça na tela e clique em “Alterar opções de adaptador”.

Clique com botão direito do mouse em cima da conexão que está ativada, é a única que vai aparecer sem o “X” vermelho. Selecione “Propriedades” no menu.

Na janela “Propriedades” selecione “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” (não desmarque!) e clique no botão “Propriedades”. Depois selecione “Usar os seguintes endereços de servidor de DNS”. Dentro de servidor preferencial e alternativo digite os DNS públicos do Google e clique em “Ok”.

  • 8.8.8.8
  • 8.8.4.4
Como usar DNS do Google no PC e celular
Como usar DNS do Google no PC e celular

Pronto, o DNS foi configurado no Windows. Caso queira ter certeza que foi ativado, veja aqui como descobrir qual DNS está usando.

Resumo

  1. Abra as configurações do Windows (Win + i);
  2. Entre em Rede e Internet;
  3. Clique em Wi-Fi e depois Alterar opções adaptador;
  4. Botão direito do mouse na conexão e Propriedades;
  5. Selecione Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e Propriedades;
  6. Selecione Usar os seguintes endereços de servidor de DNS;
  7. 8.8.8.8 e 8.8.4.4;
  8. Ok.

macOS

Clique no ícone da maçã para abrir o “Menu Apple” e depois clique em “Preferências do sistema”. Dentro das preferências procure e clique em “Rede”.

Dentro das configurações de rede selecione a conexão que está ativa no momento e depois em “Avançado” do lado direito.

Clique na aba DNS do lado direito de TCP/IP. Dentro do campo “Servidor DNS” apague todos DNS que estiverem aparecendo. Depois clique no botão “+” e adicione os DNS do Google, primeiro o 8.8.8.8 e depois o 8.8.4.4. Quando terminar clique em “Aplicar” para salvar.

Resumo

  1. Clique no ícone da maçã;
  2. Clique em Preferências do sistema;
  3. Clique em Rede;
  4. Selecione a conexão ativa e depois Avançado;
  5. Clique na aba DNS;
  6. Apague os servidores DNS que estão aparecendo;
  7. Clique no sinal de positivo “+” e adicione o 8.8.8.8;
  8. Clique novamente no “+” e digite 8.8.4.4;
  9. Clique em Aplicar.

Android usar DNS do Google

Abra as configurações do Android tocando no ícone da engrenagem. Depois toque em “Conexões” e entre em “Wi-Fi”. Toque em cima da conexão que está ativa ou em cima da conexão que quer adicionar o DNS do Google.

Na janela que mostra os detalhes da conexão toque em “Avançado”. Depois toque em “DHCP” e selecione “Estático”. Se no seu não tiver a opção “Avançado”, volte no nome da conexão na tela anterior, toque e segure em cima da conexão, escolha “Gerenciar configurações de rede” e depois “Mostrar opções avançadas”.

Comece preenchendo os DNS do Google nos campos DNS 1 e DNS 2. Se não deixar salvar após adicionar os DNS, digite o IP que está aparecendo no campo “Endereço de IP”, que deverá permitir o salvamento.

Como usar DNS do Google no Android configurações WiFi
Como usar DNS do Google no Android Wi-Fi

Pronto, o DNS do Google está ativo na sua conexão do Android.

No Android é possível adicionar DNS do Google na conexão 3G e 4G usando o aplicativo DNS Changer, funciona direitinho. Depois que instalar é só abrir, tocar em “Custom DNS” e digitar os DNS públicos do Google.

Resumo

  • Abra as Configurações;
  • Toque em Conexões;
  • Toque em Wi-Fi;
  • Toque na conexão ativa;
  • Toque em Avançado;
  • Toque em Definições IP e mude para Estático;
  • No campo DNS 1 digite 8.8.8.8;
  • No campo DNS 2 digite 8.8.4.4;
  • Toque em Salvar.

Você pode confirmar se está utilizando o DNS correto usando o aplicativo gratuito PingTools.

iPhone

No iPhone o processo é parecido com o Android, abra os Ajustes do iPhone. Toque em “Wi-Fi” e depois toque no “i” do lado direito da conexão que você quer usar o Google DNS.

Desça na tela até o campo “Configurar DNS”, toque em cima dele e modifique para “Manual”. Apague os DNS que estiverem aparecendo. Toque no ícone do “+” e adicione os DNS do Google, primeiro o 8.8.8.8 (que é o primário) e depois o 8.8.4.4 (secundário). Quando terminar toque em “Salvar” no canto superior direito.

Como usar DNS do Google no iPhone
Como usar DNS do Google no iPhone

Utilize o aplicativo Network Analyzer para verificar se o DNS foi mesmo ativado.

Resumo

  1. Abra os Ajutes;
  2. Toque em Wi-Fi;
  3. Toque no i ao lado da conexão ativa;
  4. Toque em Configurar DNS;
  5. Toque em Manual;
  6. Toque em + e adicione 8.8.8.8;
  7. Toque em + e digite 8.8.4.4;
  8. Toque em Salvar.

1 comentário em “Como usar DNS do Google no PC e celular”

Deixe um comentário