Evitar o estresse no trabalho muitas vezes pode se tornar uma tarefa difícil. Existem profissões que são extremamente exaustivas (policiais militares, médicos da rede pública, só para dar uns exemplos) e dificilmente você terá algum momento para relaxar. Mas em alguns casos, tomar algumas medidas simples, podem aumentar o seu rendimento.

O estresse, além de fazer com que você renda menos, pode desencadear uma série de doenças. A hipertensão, a ansiedade e a depressão são apenas alguns exemplos de problemas que você pode desencadear case não evite o excesso do estresse.

Dicas para você evitar o estresse no trabalho

Neste post, trazemos algumas dicas simples, que podem te ajudar a evitar o estresse no trabalho e assim tentar ter uma melhor qualidade de vida.

Evite almoçar na sua mesa de trabalho

Dicas para evitar o estresse no trabalho

Muitos profissionais não gostam de perder tempo e acabam almoçando ou fazendo lanches na própria mesa de trabalho, mas o ideal é sempre fazer as suas refeições em outro ambiente. Se não for possível comer fora do escritório, tente comer em outro ambiente para desligar a sua mente por alguns minutos do trabalho. Procure evitar também interrupções com assuntos relacionados a trabalho durante este intervalo.

Faça um exercício ou caminhada durante o intervalo

Dicas para evitar o estresse no trabalho

Utilize o seu intervalo para relaxar um pouco. Você pode fazer isso fazendo uma pequena caminhada na rua sem compromisso ou então a sua série na academia. Não importa o tipo de exercício, a sensação de se desligar dos problemas e se sentir mais relaxado não tem preço.

Leia também: Os benefícios da caminhada para a saúde

Não tenha medo de fazer intervalos

Ninguém consegue manter o foco e a atenção 100% do tempo. Por isso a cada hora, faça intervalos de pelo menos 5 minutos para se desligar um pouco. Isso ajuda a produzir melhor e retomar o foco para a resolução de uma nova tarefa. É claro que estes intervalos devem ser usados com responsabilidade. Nada de procrastinar.

Não assuma mais responsabilidades do que pode cumprir

É necessário aprender a dizer não. Assumir muito mais tarefas do que você é capaz de resolver só vai lhe causar mais estresse. Por isso, saiba priorizar e a dizer não quando for necessário.

Não deixe tudo para o último dia

Se você tem uma profissão que envolve prazos, o nível de estresse pode triplicar. Sendo assim, se você deve entregar um relatório ou apresentação até o dia X, marque na sua agenda o prazo final para pelo menos 48 horas antes. Desta forma, você não corre o risco de ficar tenso vendo o prazo se esgotar e caso tenha algum imprevisto, haverá tempo hábil para resolver.

Planeje seu dia na noite anterior

Dicas para evitar o estresse no trabalho

Eu trabalho em casa e todas as noites, no final do expediente, sempre preparo a minha lista de tarefas para o dia seguinte. Assim, já inicio meu expediente sabendo o que tenho que fazer e programo meu tempo de acordo com cada tarefa.

Quando tenho que resolver problemas externos, o ideal já é deixar mochilas e roupas prontas para não perder tempo durante as manhãs e evitar um estresse desnecessário.

Possui mais alguma dica para evitar o estresse no trabalho? Compartilhe conosco na área de comentários.

6 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário