Como baixar e instalar o programa do Imposto de Renda

Como baixar e instalar o programa do Imposto de Renda? Está precisando de uma versão de anos anteriores do programa da Receita Federal para conseguir visualizar a declaração? Neste post explicamos os sites onde você pode fazer download do programa completo da Declaração do IRPF e como instalá-lo rapidamente no computador.

Como baixar e instalar o programa do Imposto de Renda

Você pode fazer download dos programas Imposto de Renda Pessoa Física nesta página oficial da Receita Federal, os programas são listados por ano, é só clicar no ano que você deseja baixar.

Se o link não abrir, tente por este link http://receita.economia.gov.br/programas-para-download, clique em “Para você”, e depois clique em “DIRPF – Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física” na lista que está em ordem alfabética.

Ele irá abrir uma nova página separando computadores de dispositivos móveis e de acordo com sistema operacional. Se está fazendo download para computador Windows é só clicar em “Windows” dentro do campo “Computador”. Se estiver procurando o programa para celular Android clique em “Android” no campo “Dispositivo móvel” e assim por diante.

Como baixar e instalar o programa do Imposto de Renda?
Como baixar e instalar o programa do Imposto de Renda?

Depois clique em cima de “Programa IRPF 20XX“, vai abrir a janela perguntando onde salvar, salve na Área de Trabalho mesmo para ficar mais fácil de encontrar.

Download programa IRPF declaração Pessoa Física Receita Federal

Atualmente não precisa mais baixar o programa Receitanet, que era para transmitir a declaração, agora ele já vem embutido no programa IRPF.

Instalando o programa IRPF no Windows

Para instalar o programa do imposto de renda é só clicar em cima do arquivo que acabou de salvar na Área de Trabalho ou na pasta que escolheu. Dê dois cliques com botão esquerdo no arquivo executável “IRPF20XX.exe”. Vai abrir a janela avisando “Será instalado o IRPF20XX – Declaração de Ajuste Anual, Final de Espólio e Saída Definitiva do País em seu computador, Continuar?”.

Instalar programa IRPF declaração Imposto de Renda Pessoa Física

Abrirá a tela de “Bem-vindo” explicando o que será instalado, feche todos os outros programas abertos. Quando terminar clique em “Avançar”.

Se quiser deixar na pasta padrão “C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF20XX” não modifique nada na tela seguinte. clique apenas em “Avançar”. Ele irá mostrar um resumo da instalação, clique novamente em “Avançar” e aguarde. Quando terminar clique em “Concluir”.

Pronto, o programa está instalado no seu Windows. Para abrí-lo você pode clicar no atalho que foi criado na Área de Trabalho ou clicar no botão iniciar do Windows e digitar IRPF, depois clique no resultado que aparecer.

Abrir programa IRPF Imposto de Renda no Windows

Você poderá fazer a declaração normalmente como está acostumado. Quem quiser importar dados de ano anterior é só escolher a opção “Importar Dados IRPF 20XX”.

Aproveite para conferir como emitir informe de rendimentos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

Deixe um comentário