Dicas para limpar o tapete de casa

Precisando de dicas para limpar o tapete de casa? Quem tem tapete em casa sabe que depois de um tempo apenas passar o aspirador de pó não é mais suficiente. É necessário fazer uma lavagem mais profunda, para deixar o tapete limpo e o ar do ambiente mais leve.

Se o seu tapete for grande demais ou for delicado como tapetes antigos ou persa, não aconselhamos a lavar em casa, procure lavagem profissional.

Dicas para limpar o tapete de casa

Antes de utilizar qualquer produto no seu tapete, teste em local que fique escondido para ter certeza que o produto não irá estragar o tecido do seu tapete. Outro detalhe importante é limpar manchas assim que ocorrerem, nunca deixe sujeira dias e dias no tapete sem lavar, isso só irá dificultar a remoção depois.

Para a limpeza você vai precisar:

  • detergente especial para tapetes ou detergente neutro;
  • balde;
  • esponja ou escova de cerda macia;
  • água.
dicas para limpar o tapete de casa
Dicas para limpar o tapete de casa

Comece passando o aspirador de pó para remover o máximo de poeira possível. Use a escovinha de cerdas macias para levantar a poeira que estiver por baixo e passe mais aspirador.

Se comprou detergente para tapete siga as instruções da embalagem misturando a quantidade de água recomendada no balde. Se você vai usar detergente neutro comum mesmo, misture com água morna no balde até dissolver e criar espuma, tem que ter bastante espuma. Não use água quente!

Em seguida teste essa solução em uma parte escondida do tapete passando com a escovinha de cerdas macias. Se não sair a cor do tecido é porque é seguro usá-lo.

Passando a solução

Use a escovinha ou a esponja para passar a solução diretamente no tapete. Vá esfregando delicadamente por todo o tapete. Deixe agir por alguns minutos e não encharque demais! É para ficar umedecido.

Em seguida passe água para remover o detergente, se possível use mangueira de água no jardim. Quem morar em apartamento pode usar balde com água para ir removendo o sabão. Passe água até parar de sair sabão do tapete, não deixe detergente pois pode estragar as fibras de tecido do tapete.

Secando o tapete

Quem tiver aspirador de água pode passar no tapete para ajudar a remover o excesso de água. Se não tiver não tem problema, passe a parte macia do rodo para empurrar o excesso de água para fora e deixe-o estendido no chão na horizontal na sombra até secar. Quando secar vire para deixar secar embaixo.

Se quiser coloque ventilador ligado pois ele pode ajudar a secar mais rápido. Só coloque de volta no local quando estiver completamente seco, senão fica com aquele cheiro ruim de roupa úmida.

Dicas para manter o tapete de casa limpo durante o ano

Sempre passe aspirador de pó, pelo menos uma vez na semana. Isso previne da sujeira ser pisada e afundar nas fibras, ficando muito mais difícil de remover. Antes de passar o aspirador dê uma batida para a sujeira subir, em seguida passe o aspirador. Não esqueça de passar o aspirador por baixo do tapete também.

Limpe imediatamente líquidos e comida que caírem no tapete, senão irá penetrar no tecido. A maneira mais simples é umedecer o pano limpo brando com água e passar no local dando tapinhas, depois dê tapinhas com parte seca do pano, repita até não sair mais nada. Não esfregue para não espalhar. Quando a sujeira sair deixe secar.

Se manchar e não sair apenas com água, uma dica é usar vinagre transparente/branco misturado com água morna. No caso de barro ou areia molhada, deixe secar e passe aspirador de pó, somente depois passe pano.

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.