Tocar no inox tira o cheiro de alho?

É verdade que tocar no inox tira o cheiro de alho? Muitas pessoas amam comer alho mas se irritam com o cheiro forte que ele deixa na mão e não sai mesmo esfregando sabão. Mesmo depois de horas é possível sentir o cheiro de alho, se você rói as unhas então! Pior ainda, pois o gosto de alho sai nas unhas (não roa as unhas!).

Algumas pessoas dão dica de passar vinagre, suco de limão ou esfregar as mãos com sal, mas essas dicas não funcionam e o cheiro permanece. Uma das dicas espalhadas por aí é que esfregar as mãos no aço inox, pode ser uma faca, colher ou o que for, feito de aço inox, que o cheiro sai. Será que é verdade?

Tocar no inox tira o cheiro de alho

Sim, é verdade que o inox ajuda a remover o cheiro de alho da mão e dos dedos, basta esfregar a faca ou colher de inox na mão embaixo da água corrente por uns 10 a 15 segundos. O inox irá neutralizar o cheiro! Mas porque isso acontece?

Quando cortamos o alho, ele libera compostos sulfúricos que se transformam em ácido sulfúrico quando misturados com água. É este ácido que sentimos em nossas mãos horas depois de ter cortado o alho. O que ocorre ao passar o inox é que os compostos sulfúricos também se ligam ao aço inoxidável.

É verdade que tocar no inox tira o cheiro de alho
É verdade que tocar no inox tira o cheiro de alho?

Portanto se você deixar que o ácido das mãos entre em contato com os metais da faca ou da colher inox, o cheiro de alho sairá da sua mão para ele, removendo assim o cheiro de alho das suas mãos.

A verdade é que a dica não vale somente para o cheiro de alho, o inox também consegue neutralizar cheiro de peixe e cebola, pois também formam compostos sulfúricos. São justamente eles que causam a queimação dos olhos ao cortarmos cebola.

É por isso que atualmente existe o sabonete inox, mostrado na foto acima. Ele é chamado de sabonete mágico tira odor, feito de aço inoxidável, e consegue remover os odores especificados aqui e outros odores que sejam derivados do ácido sulfúrico.

0 Comentários

Deixe um comentário