Por que meu notebook não liga?

Por que meu notebook não liga? Tentou ligar seu notebook/laptop e ele não liga de jeito nenhum? Neste post trazemos algumas etapas de solução de problemas para você testar e tentar identificar o que está impedindo a inicialização do notebook. É importante seguir as etapas na ordem para obter um melhor resultado.

Por que meu notebook não liga?

Antes de começar o processo é importante desconectar tudo que estiver conectado nas portas USB do laptop (pen drive, sd card), inclusive HDMI que estiver conectado em monitor externo.

Se estiver na bateria coloque na tomada

Caso esteja usando o notebook na bateria conecte-o na tomada de energia, apenas fazendo isso pode ser que ele ligue. Preste atenção se a tomada está mesmo conectada na parede e no notebook. Se o notebook ligar, pode ser que a bateria esteja com defeito ou morreu.

Tire da docking station

Se você usa uma docking station (suporte para encaixe do notebook), desconecte o notebook dela e conecte o cabo de energia direto no notebook. Depois tente ligá-lo.

Por que meu notebook não liga?
Por que meu notebook não liga?

Remova e recoloque a bateria

Se não for possível remover a bateria do seu notebook, pule esta etapa.

Algumas vezes o notebook pode estar travado em algum estado de energia que previne seu boot. Para desfazer isso, desconecte o cabo de energia e remova a bateria. Deixe desconectado por, pelo menos, um minuto.

Depois coloque a bateria de volta, conecte o cabo de energia, e tente ligar o notebook.

Drene a energia do notebook

Às vezes algum resquício de energia pode prevenir que seu notebook ligue. Fazendo estas etapas você elimina toda a energia residual que fica acumulada nos componentes eletrônicos, a eletricidade estática.

  1. Desconecte o cabo de energia e remova a bateria.
  2. Segure o botão liga/desliga por trinta segundos.
  3. Sem colocar a bateria, conecte o cabo de energia no notebook.
  4. Pressione o botão liga/desliga para ligar o notebook.
  5. Se o notebook ligar, desligue-o normalmente clicando no botão iniciair e desligar.
  6. Quando desligar, coloque a bateria de volta no notebook.
  7. Ligue novamente o notebook, veja se irá inicializar normalmente.

Se com trinta segundos não funcionar, repita as etapas e pressione o botão liga/desliga por 1 minuto ou mais (etapa 2).

Problemas no notebook que não liga

Se o notebook não ligar depois de todas essas etapas, então provavelmente ele está com alguma falha de hardware. Pode ser a placa mãe ou processador. Mas para identificar o problema real será preciso uma análise mais profunda, fale com o fabricante do seu notebook ou leve em algum técnico de confiança. Talvez seja necessário substituir o hardware defeituoso.

0 Comentários

Deixe um comentário