Seja o seu primeiro ou terceiro carro não importa. É necessário ter uma série de cuidados na hora de comprar um carro usado para evitar problemas e dores de cabeça futuras. Muitas pessoas se empolgam com o preço ou então ficam desatentos principalmente quando estão comprando um carro de uma pessoa conhecida, mas não dá para ser assim. É o seu dinheiro que está em jogo e isto deve ser a primeira coisa a ser levada em consideração na hora de fechar negócio.

Cuidados que você deve ter na hora de comprar um carro usado

Cuidados na hora de comprar um carro usado

É importante manter a calma em todas as etapas e não fechar negócio por impulso, uma vez que você pode se arrepender depois. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar na hora de comprar um carro usado:

Pesquise bastante sobre a loja

Se você não está comprando diretamente do proprietário e sim em uma concessionária ou revendedor, precisa ter atenção redobrada. Pesquise sobre a loja, consulte o PROCON, peça referências a amigos e conhecidos sobre a loja onde você encontrou o modelo que deseja comprar.

Faça um levantamento sobre a documentação do carro

Vá até o DETRAN da sua cidade e faça uma verificação detalhada sobre a documentação do veículo. Verifique a autenticidade de tudo e principalmente se o carro não é roubado. Você não quer perder dinheiro e ainda ser acusado de roubo pela polícia, não é mesmo?

Leve o carro a um mecânico de sua confiança

Se o vendedor não deve, não teme. Por isso, solicite que um mecânico da sua confiança faça uma vistoria completa no veículo que você deseja comprar. Desta forma poderá verificar a qualidade das principais peças.

Não faça o adiantamento de nenhum valor

Não adiante nenhum valor para o vendedor. Você só deve realizar qualquer pagamento após realizar todas as vistorias e investigações necessárias sobre o veículo.

Outras dicas para você que deseja comprar um carro usado

Algumas outras dicas que você pode seguir são as seguintes:

  • Veja se o chassi e a placa conferem com a documentação apresentada
  • Verifique se o mesmo não é roubado
  • Verifique se constam multas
  • Veja se não existem pendências de pagamento de alguma parcela

Esperamos que estas dicas para comprar um carro usado possam te ajudar a realizar o seu projeto. Caso ainda tenha mais dúvidas, sempre consulte uma pessoa de confiança antes de fechar negócio.

Leia também: Dicas para evitar o estresse no trabalho

Deixe um comentário