Como evitar desperdício de alimentos

Como evitar desperdício de alimentos? No mundo todo são desperdiçadas toneladas de alimentos por ano, será que não podemos fazer alguma coisa para reduzir este desperdício? Neste post trazemos algumas dicas para ajudar a reduzir o desperdício e, consequententemente, economizar seu dinheiro.

Como evitar desperdício de alimentos?

Sempre coloque suas sobras em potes com tampa na geladeira e escreva a data neles. Nunca deixe sobra de alimentos fora da refrigeração, pois é um ambiente perfeito para a propagação de bactérias, elas gostam do calor e umidade. Para evitar bactérias você deve:

  • controlar a temperatura das sobras de alimentos;
  • controlar o tempo que o alimento fica na faixa de temperatura perigosa que é entre 5°C e 57°C (nunca deixe mais de 2 horas).

Marque um limite de sete dias para o consumo das sobras, a partir do dia que foram preparadas. Esse é o tempo indicado de geladeira para a maioria das sobras de alimentos. Por exemplo, se você preparou arroz no domingo para a semana, marque no pote para ser consumido até sábado, pois o dia do preparo conta na data.

O ideal é separar a comida em vários potes para não tirar da geladeira sem necessidade, tire apenas o que for comer. Quanto mais tempo deixar fora da refrigeração pior, as sobras não irão durar os sete dias.

Como evitar desperdício de alimentos
Como evitar desperdício de alimentos

Outro detalhe importante é se você utilizar sobras da geladeira para preparar uma nova refeição, pois a data da sobra mais antiga se soma na validade final. Por exemplo, pegar sobras de carne de três dias anteriores para preparar um macarrão. Marque no pote das sobras de macarrão apenas quatro dias de validade. Por exemplo, preparou o macarrão com a sobra de cane na quarta-feira, então ele só irá durar até domingo, pois os três dias da carne se somam na data de validade.

Coloque sempre os potes com as datas mais antigas para frente da sua geladeira e as sobras mais recentes por trás. Assim você se obriga a pegar primeiro o mais antigo e não corre o risco de estragar. Não coma as sobras que passarem da data marcada, descarte.

Sempre preste atenção na data de validade que vem escrita no pacote, estas datas de validade são para indicar quando o alimento está na melhor qualidade para o consumo. Após a data marcada não quer dizer que o alimento estragou, mas que já está perdendo suas propriedades. Sempre verifique o aspecto e cheiro, notando alguma coisa esquisita não coma, jogue fora, principalmente em caso de mofo pois pode ser perigoso para saúde.

0 Comentários

Deixe um comentário