O que manter separado para evitar contaminação cruzada de alimentos

O que manter separado para evitar contaminação cruzada de alimentos? Quem prepara alimentos, não importa se é em casa ou em algum trabalho relacionado à comida, existem algumas regras que precisam ser seguidas para evitar contaminação e intoxicação alimentar. Além da lavagem das mãos, é preciso ter alguns cuidados com armazenamento dos alimentos e sua preparação.

Nunca guarde alimentos com produtos de limpeza para evitar contaminação cruzada

É importante armazenar os alimentos em local separado dos produtos químicos utilizados na limpeza. Isso porque os produtos químicos podem evaporar e acabar contaminando os alimentos. Além disso a pessoa pode acabar pegando algum produto de limpeza errado e adicionando no preparo do alimento.

Alimentos contaminados quimicamente podem provocar várias doenças e lesões no corpo, em alguns casos muito graves, sendo necessário ser encaminhado para o hospital.

O que manter separado para evitar contaminação cruzada de alimentos
O que manter separado para evitar contaminação cruzada de alimentos

Mantenha alimentos prontos longe dos alimentos crus

Nunca coloque os alimentos crus próximos dos alimentos prontos para comer! Isso porque os alimentos crus podem conter bactérias que serão cozinhadas e mortas quando aquecidas na temperatura correta. Mas se as bactérias entrarem em contato com os alimentos prontos, esses alimentos não serão aquecidos até uma temperatura que mate as bactérias.

Por exemplo, existem bactérias muito comuns em carnes como a Salmonella e Escherichia coli. Essas bactérias são mortas quando você cozinha a carne até à temperatura correta para aquele tipo de carne. Caso ela contamine a carne pronta, você não irá aquecer a carne até a mesma temperatura utilizada no cozimento, pois isso irá deixar a carne dura. Ou seja, as bactérias não serão eliminadas corretamente e irão se propagar até níveis perigosos, causando intoxicação alimentar grave.

Cubra os alimentos

Existem agentes patogênicos que são disseminados por moscas, abelhas e insetos, esses agentes são organismos que produzem infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros. Se esses insetos pousarem no alimento, o agente patogênico será transferido direto para ele.

Por isso mantenha panelas e pratos tampados até a hora de comer. Não deixe panelas abertas no fogão.

Mantenha os alimentos em local longe do chão

Não deixe o alimento próximo ao chão, ele deve ficar sempre a, pelo menos, 15 cm do chão.

Mesmo que esteja embalado, alimentos armazenados no chão correm risco de serem contaminados por insetos e até roedores. Essas pragas conseguem penetrar na embalagem e comem o que tem dentro.

Sempre higienize a tábua de corte para evitar contaminação cruzada de alimentos

É muito importante fazer higienização correta da tábua de corte de carne e legumes, para evitar a contaminação cruzada dos alimentos que serão cortados nela. O ideal é que a pessoa tenha uma tábua própria para a carne e outra separada para os outros tipos de alimento, pois o risco de propagar bactérias nas carnes cruas é muito grande.

Se a tábua em que a carne foi cortada não for lavada corretamente, essas bactérias podem sobreviver e passar para os outros alimentos crus cortados nela. Inclusive existem bactérias que sobrevivem à lavagem quente com sabão.

Caso as bactérias passem para outras carnes, o problema será menor pois você irá cozinhar a carne até uma temperatura que irá matar essas bactérias. Mas, por exemplo, se cortar uma fruta ou salada, que não vai aquecer, as bactérias sobreviverão podendo causar intoxicação alimentar grave.

Portanto essas são as regras principais: você não deve guardar alimentos com produtos de limpeza, deve manter alimentos crus separados dos cozidos, sempre cubra os alimentos, mantenha os alimentos longe do chão e sempre higienize a tábua de corte, mantendo uma tábua para carne e outra para os outros alimentos.

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.