Como usar produtos químicos na cozinha com segurança

Como usar produtos químicos na cozinha com segurança? Quais cuidados se deve ter ao manejar e armazenar produtos químicos para limpeza da cozinha? Será que posso deixar no armário com as embalagens de alimentos? A seguir daremos algumas dicas do que fazer e não fazer com produtos químicos de limpeza na cozinha para não trazer riscos para as pessoas da casa.

Como usar produtos químicos na cozinha

Nunca guarde alimentos junto dos produtos de limpeza, muitas pessoas guardam tudo junto no mesmo armário mas isso não é o recomendado. É preciso ter uma área especial separada para seus produtos de limpeza, para evitar que eles sejam contaminados por vapores que podem sair dos produtos.

Caso a etiqueta esteja apagando, crie uma etiqueta para especificar do que se trata e coloque a data de validade nela.

Sempre siga as instruções do rótulo do produto, se um produto não pode ser usado sem diluir, então não use sem diluir, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Produtos de limpeza na bancada da cozinha, luvas, borrifador
Produtos de limpeza na bancada da cozinha, luvas, borrifador

Sempre lave as mãos após o uso de qualquer produto químico, para evitar contaminar os alimentos sem querer. Não esqueça de lavar bem as frutas e vegetais usando água sanitária com hipoclorito de sódio. Para remoção de pesticida pode ser usado bicarbonato de sódio na água pura, mas é importante ressaltar que nem todo pesticida será removido, por isso o ideal é tentar comprar com pessoas que usem menos quantidade desses produtos.

Nunca faça limpeza na sua cozinha ou use produtos químicos quando estiver preparando algum alimento. Evite também misturar produtos químicos diferentes, pois poderá trazer risco para sua saúde, por exemplo, se misturar água sanitária com amônia libera um gás tóxico que pode matar.

Não use utensílios de cobre, chumbo e estanho, caso tenha panela de algum desses materiais deixe separada para decoração. Para se ter uma idéia, alimentos ácidos podem extrair produtos químicos e deixar o alimento tóxico.

Nunca coloque produtos de limpeza derramados de volta no recipiente original, pois ele já entrou em contato com bactérias e germes na superfície em que foi derramado. Poderá contaminar outras coisas quando for utilizar na limpeza.

E nunca use recipientes de produtos químicos para armazenar alimentos! Eles podem ter resíduos de materiais tóxicos, mesmo que pareçam estar limpos, e acabam contaminando o alimento armazenado, podendo causar problemas graves de saúde em quem comê-lo.

Deixe um comentário