Ainda tem dúvidas de como funciona o SISU, o Sistema de Seleção Unificada? Não se preocupe que neste post tentaremos esclarecer as principais dúvidas dos candidatos.

Hoje, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou a principal porta de entrada nas universidades públicas do país. Ele ganhou uma importância tão grande, que também passou a ser usado como método de admissão em universidades particulares e também em algumas universidades em Portugal.

Como funciona o SISU

Como funciona o SISU

O SISU é uma plataforma criada pelo Ministério da Educação para facilitar a distribuição e o ingresso dos alunos em universidades públicas. O critério para o preenchimento das vagas é de acordo com a nota obtida no ENEM.

São três tipos de concorrência disponíveis no sistema:

  • Vagas de livre concorrência
  • Vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (negros, indígenas e alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas)
  • Vagas reservadas de acordo com outras políticas, dependendo da disponibilidade da faculdade

Para fazer a inscrição, o candidato usa os mesmos dados usados para inscrição no ENEM. As datas disponíveis para inscrição no SISU, sempre são divulgadas pelo Ministério da Educação logo no início do ano.

Ao realizar a inscrição, deve-se escolher duas opções de vagas. É permitido ao candidato alterá-las a qualquer momento até o final das inscrições.

A partir daí é necessário ficar de olho na nota de corte referente ao curso que você escolheu. Caso sua nota esteja dentro da nota de corte, provavelmente a vaga será sua. Só que esta nota sofre alterações todas as madrugadas até o final do período de inscrições. Desta forma, é muito importante que você fique monitorando o tempo todo para não correr o risco de perder a tão sonhada vaga no curso que deseja.

Se não conseguir a vaga dentro da chamada regular, pode se inscrever na lista de espera. Geralmente ocorrem algumas chamadas até que as vagas sejam todas preenchidas.

É importante ainda que para fazer a inscrição no SISU, o candidato não pode ter tirado zero em nenhuma prova do ENEM.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o SISU? Deixe na área de comentários que tentaremos ajudar.

Leia também: Dicas para estudar melhor

Receba tudo no seu email!

Receba todos os nossos posts diretamente na sua caixa postal!

Obrigado por se cadastrar!

Algo deu errado!

Deixe um comentário