Como limpar e desinfetar dispositivos eletrônicos

Como limpar e desinfetar dispositivos eletrônicos? Como todo mundo sabe os smartphones, fones de ouvido e outros dispositivos eletrônicos são lotados de germes e precisam ser limpos regularmente. Nesta época de coronavírus então, é preciso ter mais atenção ainda nesta limpeza! De acordo com estudos, o SARS-CoV do qual o Covid-19 (coronavirus) é derivado, pode sobreviver na tela de vidro do seu smartphone por 96 horas e 72 horas em inox e superfícies plásticas.

Como limpar e desinfetar dispositivos eletrônicos

Esta dica que vamos dar é para limpeza mais pesada devido ao coronavírus, mas quando o problema do vírus passar, o ideal é limpar seu dispositivo apenas com pano macio umedecido com água, evite produtos abrasivos nos aparelhos eletrônicos!

Antes de desinfetar os dispositivos lave as mãos com água e sabão por 20 segundos.

Smartphones e tablets

Como falado anteriormente, apenas pano com água e sabão não irá desinfetar seu smartphone. Para limpar e desinfetar ao mesmo tempo, você vai precisar de álcool etílico ou isopropílico 70%. Mas é importante lembrar que estes produtos podem estragar o dispositivo, portanto faça apenas para desinfetar do vírus, evite fazer isso quando não forem épocas críticas.

A Apple e Samsung recomendaram os usuários a passarem álcool isopropílico 70% ou lenço umedecido de Clorox, como no Brasil não temos este lenço umedecido, só resta o álcool etílico ou isopropílico 70%. Eles também não recomendam o uso de água sanitária (alvejante) e outros produtos e limpeza. Evite que caia líquido dentro das aberturas!

Como limpar e desinfetar dispositivos eletrônicos, smartphones, notebook, teclado
Como limpar e desinfetar dispositivos eletrônicos, smartphones, notebook, teclado

Basta colocar um pouco do líquido em um pano de microfibra que não arranha e passar em todo o aparelho, inclusive no vidro. Se tiver capinha, remova e lave com água e sabão.

É muito importante que a graduação seja 70%, não pode ser acima nem abaixo, senão não irá matar o vírus. Também pode usar lenço umedecido de álcool 70% chamados “swab de álcool 70% lenço para assepsia“.

Teclados e mouse

O teclado e mouse do computador costumam ser muito sujos, lotados de germes, pois ficamos usando por anos e anos sem trocá-los.

Para limpar o teclado você pode remover as teclas (se for possível remover, veja no manual), e limpá-las uma por uma. Use pano macio com álcool 70% para remover vírus, e para limpar as frestas do teclado utilize ar comprimido. Passe o álcool também no corpo do teclado.

No caso do mouse passe pano de microfibra com álcool 70% nele todo. Se necessário use uma escovinha de dente velha para remover sujeira das frestas.

Lembrando que o álcool só deve ser usado na remoção do vírus, em dias comuns passe apenas pano umedecido em água, nunca encharcando demais.

Notebooks / PC

No caso de notebook você também pode usar a lata de ar comprimido para remover sujeiras entre as teclas. Utilize o álcool 70 para desinfetar o teclado e outras partes do notebook. Mas atenção, se sua tela for plástico e não vidro, não passe o álcool pois poderá estragar, neste caso utilize produtos próprios para limpeza de tela.

Como limpar e desinfetar dispositivos eletrônicos
Como limpar e desinfetar notebook, computador

Como limpar e desinfetar Fone de ouvido

Para desinfetar você irá precisar do álcool 70, passe com pano e cotonete. Tome cuidado com a parte interior onde ficam as conexões do fone, passe o álcool por fora dele todo e até no fio. Se for sem fio tenha cuidado com os botões e aberturas, para não cair nelas.

Em épocas normais passe apenas pano umedecido com água, uma vez que o álcool pode estragar a borracha do fone, deixando-a pegajosa.

Controles de videogame

Os controles de videogame são como teclado e mouse, as pessoas usam e esquecem que precisam ser limpos. Use o álcool 70 com pano para limpar o controle, e utilize uma escovinha de dente velha ou palito de dente, para remover sujeira das frestas do controle.

Televisão e monitores de computador

Normalmente as televisões e monitores ficam presos na parede ou ficam distante da pessoa, em locais que não costumamos muito entrar em contato. Por isso sua limpeza não é tão essencial como os itens anteriores.

Limpe-os apenas com pano úmido e evite produtos químicos que podem danificar a tela, deixando riscos ou até embaçada. Não use o álcool 70 na tela nem em volta, a não ser que as pessoas ttenham muito contato com o aparelho, pois ele poderá deixar manchas na superfície.

Faça a limpeza regularmente, quando passar da pandemia evite o uso do álcool 70.

1 comentário em “Como limpar e desinfetar dispositivos eletrônicos”

Deixe um comentário