A Carta Social é um serviço postal dos Correios do Brasil criado para que as camadas menos favorecidas da população tivessem mais acesso aos serviços postais. O valor da Carta Social é de apenas R$0,01. O serviço pode ser usado por pessoa física que faça parte do Bolsa Família e seus dependentes, pessoas que estejam presas, brasileiras ou estrangeiras, e estejam em território nacional. Veja abaixo como fazer para enviar uma Carta Social nos Correios. O serviço tem limite de peso? Tem limite de envios?

Como fazer para enviar uma Carta Social nos Correios

Para enviar a Carta Social basta comparecer a uma das agências dos Correios e solicitar o selo para este tipo de serviço. Será preciso apresentar documento de identificação para comprovar que é pessoa física e beneficiário do Bolsa Família ou dependente. Você também precisa seguir as regras abaixo.

Peso da Carta Social

A carta não pode ter mais do que 10 gramas. Se tiver eles não permitirão o envio.

Endereçamento da Carta Social

Na Carta Social é preciso que o endereço do remetente e do destinatário estejam escritos à mão no envelope. Não pode ser nada impresso como etiquetas.

Como fazer para enviar uma Carta Social nos Correios
Como fazer para enviar uma Carta Social nos Correios

Envelope da Carta Social

Você precisa escrever “Carta Social” sem as aspas no canto inferior esquerdo do anverso do envelope. É o lado em que fica escrito o destinatário, fica bem abaixo das quadrículas reservadas a indicação do CEP.

Não é permitido o uso de envelope que contenham marcas de empresas ou inscrições promocionais impressas. É permitido o uso de envoltório por dobramento de papel, ou seja, você mesmo criar o envelope dobrando uma única folha de papel.

Limite máximo de envio

Cada remetente pode enviar no máximo 5 cartas sociais por dia. Se tiver mais do que cinco cartas para enviar terá que comparecer na agência em outro dia para concluir o envio de tudo.

Quanto tempo demora para chegar a Carta Social

Os Correios não especificam o prazo de entrega deste tipo de serviço. É provável que demore para chegar. Uma Carta Simples demora uns 6 dias úteis do Rio de Janeiro para São Paulo.

Se você não faz parte do Bolsa Família nem estiver preso, você pode enviar uma carta de até 20 g utilizando o serviço de Carta Comercial. O preço básico deste tipo de carta é de R$ 1,85.

Deixe um comentário