Erros que não se deve cometer ao usar água sanitária

Erros que não se deve cometer ao usar água sanitária na limpeza. Você costuma usar muita água sanitária para limpar e sanitizar a sua casa? Então é importante saber o que não se deve fazer ao usar este produto, quais os erros que as pessoas cometem sem nem saber que estão cometendo. Principalmente se o seu intuito é matar germes e bactérias, se você utilizar de maneira errada, não estará realmente sanitizando.

Erros que não se deve cometer ao usar água sanitária

O mais importante é nunca misturar a água sanitária com outros produtos de limpeza pois você não sabe o que eles contêm, principalmente em caso de vinagre, pinho-sol ou amônia! Até detergente pode conter amônia, portanto não misture os dois.

Ao misturar água sanitária com vinagre ocorre liberação do gás cloro que causa irritação nos olhos e mucosas além de problemas na respiração. O mesmo ocorre se você misturar com o pinho-sol.

Erros que não se deve cometer ao usar água sanitária
Erros que não se deve cometer ao usar água sanitária na limpeza

No caso da amônia, se você misturar água sanitária e amônia irá gerar cloroaminas que causa intoxicação e problemas na respiração, com dor no peito.

Muita água sanitária na lavagem de roupa

O excesso de água sanitária é prejudicial para o tecido da roupa, pois pode destruir a força e qualidade das fibras com o tempo, o tecido irá rasgar facilmente.

Sempre leia a instrução e utilize exatamente com especificado, ou adicione menos do que o especificado e vá aumentando até a quantidade recomendada.

Para testar se ela pode ser usada em algum tecido que você não sabe se vai manchar, a dica é passar um cotonete na mistura de água sanitária com água e passar em uma parte interna da roupa, que não dê para ver. Se não sair a cor, você poderá utilizar no tecido.

Não jogue água sanitária pelo ralo

Se você mora em local com sistema séptico não jogue água sanitária ou qualquer tipo de alvejante pelo ralo!! Ela poderá matar as bactérias benéficas do sistema, as que ajudam a degradar o lixo séptico da casa. Se essas bactérias morrerem, os sólidos irão se acumular causando entupimento e vazamento da fossa.

Além disso a água sanitária pode se miturar a outros produtos no ralo da pia e contaminar o ar da casa ou causar explosão nos canos.

Nunca passe água sanitária no inox ou cobre

A água sanitária ou qualquer outro alvejante pode causar corrosão ou manchas, devido aos produtos químicos que reagem com o metal. Use somente produtos específicos para limpeza destas superfícies. O alvejante também não é recomendado para remoção de ferrugem!

Não use a água sanitária pura

O recomendado pelas organizações de saúde para desinfecção e eliminação de vírus e bactérias de pisos, bancadas e outras superfícies é utilizar a água sanitária diluída em água na proporção de 200 mL de água sanitária para cada 5 litros de água ou 40 mL de água sanitária para cada 1 litro de água. É importante utilizar luva devido à alta concentração da solução.

Para limpeza de maçanetas, chaves, embalagens e outros locais, pode ser utilizada a quantidade de 25 mL de água sanitária para cada 1 litro de água. Esta solução menos concentrada também pode ser utilizada para lavagem das mãos nesta época de pandemia do Covid-19, se você não tiver álcool gel. Mas tenha cuidado, pois a água sanitária pode causar ressecamento das mãos e abrir feridas, o que pode aumentar a chance de infecção pelo vírus.

Evite guardar solução pronta pois ela vai perdendo sua potência com o tempo, devido ao contato com o ar. Deixe para preparar a solução na hora do uso.

Deixe um comentário