Como fazer a bateria do computador durar mais tempo

Como fazer a bateria do computador durar mais tempo se você estiver utilizando o Windows? Toda bateria perde capacidade com o tempo, normalmente uma bateria nova dura até sete horas, mas uma envelhecida pode durar apenas 15 minutos. Se no seu caso a bateria já está neste estágio, não segura mais carga, não há muita coisa que possa fazer para bateria durar mais tempo com apenas uma carga. Mas se a bateria está nova, você pode modificar algumas configurações para que a bateria dure um pouquinho mais.

Dicas para tentar fazer a bateria do computador durar mais tempo

As dicas a seguir ajudam a bateria a durar mais tempo reduzindo o consumo de energia. Por isso nem todas as dicas são ideais para todas as pessoas, pois você acaba perdendo algumas funcionalidades do dispositivo.

Modificar plano de energia

O primeiro recurso que você deve utilizar é a modificação do plano de energia do notebook.

  1. Clique com botão esquerdo do mouse no ícone da bateria no canto inferior direito da tela.
  2. Vai abrir uma janela mostrando a bateria com a opção para deslizar o botão e modificar o “Modo de energia”. Deslize o botão para esquerda para a opção “Melhor duração de bateria”.

Se no seu não aparecer a janelinha com a opção para modificar o modo de energia, clique com botão direito do mouse na bateria e escolha “Opções de energia”. Na tela que abrir selecione a bolinha do lado esquerdo de “Economia de energia”.

Dicas para tentar fazer a bateria do computador durar mais tempo
Dicas para tentar fazer a bateria do computador durar mais tempo

Customize o plano de energia

Normalmente o notebook fica no plano de energia “Equilibrado”, que faz equilíbrio entre desempenho e consumo de energia. Caso você não queira colocar no modo “Economia de energia”, pois irá perder muito desempenho, uma opção é alterar algumas opções do modo “Equilibrado”.

  1. Modifique o brilho da tela, normalmente as opções do brilho podem ser modificadas apertando no teclado a tecla Fn junto da tecla F correspondente à redução do brilho (símbolo do sol apagado ou sol com setinha para baixo).
  2. Clique com botão direito no ícone da bateria e selecione “Opções de energia”.
  3. Do lado direito de “Equilibrado” clique em “Alterar configurações do plano”.
  4. Clique em “Alterar configurações de energia avançadas”.
  5. Vá passando pelas opções e modifique para “Economia de Energia Máxima” as opções que puderem ser modificadas.

Depois que recarregar o notebook você poderá reverter essas opções abrindo novamente as configurações avançadas e clicando no botão “Restaurar padrões do plano”.

Desligue o Bluetooth e WiFi para bateria do computador durar mais tempo

Caso não esteja usando o Bluetooth e o WiFi para nada, desative-os pois eles consomem bastante energia.

  1. Aperte no teclado da “tecla Windows” (da janelinha) e, sem soltá-la, aperte a tecla “A”, vai abrir a “Central de Ações”.
  2. Clique no botão com símbolo do Bluetooth para desativar.
  3. Depois clique no botão do WiFi para desativar.

Os quadradinhos ficam apagados quando estão desativados.

Desative a placa de vídeo para aplicativos específicos

O Windows 10 decide automaticamente quando um aplicativo vai usar a placa de vídeo (alto desempenho) ou a placa integrada (economia de energia). Se você acha que o aplicativo que está utilizando na bateria irá funcionar corretamente com placa integrada, então você pode forçar para utilizar apenas a placa integrada do sistema.

  1. Abra as configurações do Windows clicando no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem (ou aperte a tecla Windows e, sem soltar, aperte a tecla i).
  2. Entre em “Sistema”.
  3. No menu da esquerda clique em “Vídeo”.
  4. Do lado direito clique em “Configurações de elementos gráficos”.
  5. Escolha “App da área de trabalho” ou “App da Microsoft Store”, de acordo com o tipo de aplicativo que estiver utilizando.
  6. Selecione o aplicativo em seguida e clique em “Adicionar”.
  7. O aplicativo será adicionado na lista embaixo do botão “Adicionar”, clique em “Opções” dentro dele.
  8. Modifique para “Economia de energia”.
Configurações de elementos gráficos de programa, app, Economia de Energia ou Alto Desempenho

É importante fazer isso apenas com programas e aplicativos que tiver certeza que aguentam rodar somente com a placa integrada. Essa dica deixa o aplicativo/programa mais lento!

Tela de fundo da área de trabalh

Modificando a tela de fundo para uma cor sólida ao invés de slide, reduz o consumo de energia.

  1. Abra as configurações do Windows clicando no botão iniciar e depois no ícone da engrenagem.
  2. Clique em “Tela de fundo” no menu da esquerda.
  3. Do lado direito clique no menu embaixo do escrito “Tela de fundo” e modifique para “Cor sólida”.
  4. Escolha a cor preta, que ajuda a reduzir o consumo de energia.

Outras dicas para evitar gastar muita bateria são não deixar vários programas abertos ao mesmo tempo, não deixe o navegador aberto caso não esteja utilizando, evite escutar música, assistir vídeos e evite ligações por vídeo e áudio, dê preferência para mensagens de texto.

As dicas acima ajudam a economizar bateria, fazendo as modificações ela pode durar até uma hora à mais do que duraria no modo de energia “Equilibrado”. Mas infelizmente no caso da bateria ruim, viciada, as dicas não irão funcionar.

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.