O que fazer para óculos não embaçar quando usar máscara

O que fazer para óculos não embaçar quando usar máscara? Nos últimos meses, com a obrigação do uso da máscara facial, aumentou a quantidade de pessoas reclamando sobre os óculos ficarem embaçados o que acaba incomodando no uso da máscara. Neste post daremos algumas dicas para não deixar os óculos embaçarem devido ao vapor quente da respiração que sai pelas frestas da máscara no nariz e que se condensa nas lentes.

O que fazer para óculos não embaçar quando usar máscara

Uma dica usada por médicos é imediatamente antes de usar a máscara facial, lave os óculos em uma mistura de água com detergente neutro (ou sabão, mas o melhor é detergente), misture bem para fazer espuma, mergulhe os óculos na solução e sacuda o excesso de água, não enxágue! Depois deixe os óculos secarem no ar ou seque suavemente as lentes com pano macio antes de colocá-las novamente.

Depois disso as lentes não deverão embaçar quando sair na rua com a máscara e os óculos.

O que ocorre é que a água misturada com sabão protegem as lentes, pois criam uma camada de substância surfactante que protege as lentes, não permitindo que o vapor de água da respiração crie grandes gotas nas lentes, justamente o que causa o embaçado. As moléculas de água da respiração irão se espalhar uniformemente pelas lentes criando uma camada transparente ao invés do embaçado.

O que fazer para óculos não embaçar quando usar máscara
O que fazer para óculos não embaçar quando usar máscara

Passar detergente ou sabonete barra

Outra dica é pingar uma gota de detergente em cima de cada lente dos dois lados, esfregue com os dedos mesmo. Depois enxágue e não deixar bolhas de sabão senão elas vão secar e prejudicar sua visão. Passe pano macio para secar. Vai ficar a mesma camada de água com sabão como indicado acima, que protege as lentes.

Quem preferir pode usar sabão em barras nas lentes. Esfregue o sabão seco mesmo nas lentes para formar a camada de sabão. Depois passe pano macio. As lentes ficarão com a camada de sabão protetora, não permitindo o embaçamento.

Prender com fitas adesivas

Outra dica é colocar fita adesiva (tipo esparadrapo) nas frestas que ficam no nariz para não permitir que o ar suba. A fita é uma barreira entre a parte superior da máscara e os óculos, não permitindo que o vapor quente da respiração suba para os óculos.

Mas tenha cuidado pois se você tem a pele fina, o tipo de fita que usar poderá causar machucados na pele. Não serve fita crepe ou durex, pois eles irão descolar com o suor da pele.

Verifique o tamanho da máscara para óculos não embaçar

Você precisa procurar uma máscara que tenha o tamanho perfeito para o seu rosto. Se comprar um tamanho muito grande, ficarão as frestas abertas na parte superior do nariz. A máscara precisa ficar certinha no rosto.

Quem for fazer uma em casa, uma dica é colocar um pedacinho fino de metal ou algo que seja possível moldar, pois assim você colocar a máscara e aperta este metal na parte superior do nariz, ele irá fazer a máscara fechar os buracos de ar. Esse metal é o mesmo utilizado na parte superior das máscaras N95.

Caso não funcione para você, a dica é fique em casa até que a temperatura esteja mais alta. Clima quente costuma melhorar esse problema do embaçamento pois a lente estará na temperatura próxima da respiração, diminuindo a chance de ocorrer condensação na lente.

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.