Como fazer a Carteira de Trabalho pelo celular ou computador

Como fazer a Carteira de Trabalho pelo celular e computador? Muitas pessoas não sabem, mas agora é possível ter uma Carteira de Trabalho Digital que pode ser acessada pelo celular ou computador. Este é um documento oficial e pode substituir a Carteira de Trabalho física (em papel). A seguir explicamos como fazer sua carteira pela internet no computador ou pelo celular.

Posso fazer a Carteira de Trabalho pelo celular?

Qualquer pessoa que tenha CPF pode se inscrever na Carteira de Trabalho Digital, até mesmo quem não tiver celular, pois é possível criar pelo site no computador.

Então comece fazendo download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital para Android na GooglePlay e para iPhone na AppStore. Quem não tiver celular pode fazer por este site do Ministério da Economia.

Para entrar no site ou no aplicativo, você precisa ter uma conta Gov.br que é utilizada para todos os outros serviços do governo, inclusive INSS. Quem ainda não tem uma conta Gov.br acesse esta página e faça seu cadastro clicando em “Crie sua conta gov.br“.

Depois é só fazer login no aplicativo ou no site indicados anteriormente. Ao fazer login vão aparecer os dados que serão compartilhados com o serviço, clique ou toque em “Autorizar” para prosseguir (pode aparecer como “Emprega Brasil – Serviços” e como “CTPS Digital”).

Autorizar compartilhar dados Gov.br CTPS Digital

Ele vai abrir a página ou a tela mostrando todos os serviços disponíveis. Clique ou toque em “Carteira de Trabalho Digital” para visualizar sua carteira digital.

Suas informações aparecerão na tela do computador ou na tela do celular, dependendo do dispositivo que estiver utilizando.

Os dados que aparecem no aplicativo da CTPS Digital são resultados do cruzamento de informações de várias bases de dados do governo com as informações enviadas pelo empregador no eSocial. Se seu empregador ainda não tiver enviado suas informações, elas não aparecerão no aplicativo.

Não jogue fora sua Carteira de Trabalho em papel, ela ainda contém registro dos seus contratos empregatícios antigos.

Ainda é possível obter versão em papel?

Apenas trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais deve utilizar a Carteira de Trabalho em papel. É preciso fazer o agendamento do pedido pelo email trabalho.(uf)@economia.gov.br SUBSTITUINDO o uf pela sigla do seu estado e removendo o parênteses. Por exemplo, se for Rio de Janeiro o email é trabalho.rj@economia.gov.br.

Todas pessoas precisam apresentar CPF, documento de identidade com foto, comprovante residência, comprovante estado civil e foto 3×4.