Como tirar mofo e bolor de roupas brancas e coloridas

Sempre durante a troca das estações é hora de mexer nos armários. Guardamos as roupas que não serão mais utilizadas durante alguns meses e pegamos as novas para serem usadas na nova estação. Só que em alguns casos, elas podem estar mofadas. Por isso, neste post trazemos uma série de dicas que podem te ajudar a tirar mofo e bolor de roupas brancas e coloridas.

O mofo é causado por fungos que se instalam em alimentos, objetos e peças de roupa. Além de deixar as peças com aspecto estranho, o odor também não é dos mais agradáveis e pode causar uma série de problemas de saúde, principalmente os de origem respiratória.

Neste post, focaremos em te ajudar a como tirar mofo e bolor de roupas brancas e coloridas. Quando você resolve utilizar uma roupa que já estava guardada há muito tempo no armário, é sempre indicado fazer um procedimento de limpeza na peça.

Aprenda a tirar mofo e bolor de roupas brancas e coloridas

Como tirar mancha de mofo e bolor de roupa

Separamos aqui alguns procedimentos que você pode usar para tirar mofo e bolor de roupas brancas e coloridas. É aconselhável testar e ver qual vai resolver melhor o seu problema.

Dependendo da intensidade da mancha, em alguns casos pode ser necessário uma limpeza profissional, feita em tinturarias ou então o tingimento da roupa. Geralmente isto pode acontecer em peças que ficaram guardadas por muito tempo.

Jamais use alvejantes ou água sanitária em roupas coloridas! Apenas em roupas brancas!

Solução de água sanitária com açúcar

Prepare uma solução contendo um litro de água sanitária e uma xícara de açúcar. Misture bem e coloque a peça de molho por pelo menos meia hora. Em seguida, lave normalmente a peça.

Solução de água sanitária com água

Em cinco litros de água, adicione 100ml de água sanitária e coloque as roupas brancas de molho por 15 minutos. Lave e enxágue normalmente em seguida. Se possível, deixe secar ao sol.

Vinagre de álcool branco

O vinagre pode ser usado em roupas brancas e roupas coloridas. Pegue o vinagre de álcool branco e umedeça bem um pano limpo. Vá esfregando o pano na peça até remover a mancha. Deixe secar e lave normalmente.

Solução de vinagre de álcool branco com água

Faça uma mistura de 500ml de vinagre de álcool branco em cinco litros de água e deixe as peças com manchas de mofo de molho por 20 minutos. Lave normalmente em seguida.

Solução de bicarbonato de sódio com água

Já mencionamos aqui no blog as várias utilidades do bicarbonato de sódio. Uma delas é justamente tirar manchas de mofo e bolor de roupas. Prepare uma solução de um litro de água fervente para cada colher de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque as roupas de molho na água bem quente e depois de cerca de meia hora, lave-as normalmente.

Tirar manchas de mofo com limão

O limão também pode ser um grande aliado para a remoção de manchas. Coloque suco de limão por cima das manchas e deixe agir pendurando a peça no sol por algumas horas. Este método é mais indicado para peças brancas pois o sol pode manchar peças coloridas. Após este período, só lavar normalmente.

Como evitar o aparecimento de mofo e bolor nas roupas

Para evitar o trabalho de ter que lavar todas as peças sempre que o mofo aparece, é bom tomar algumas medidas para evitar que ele atinja suas roupas. Você pode fazer o seguinte:

Como tirar mofo e bolor de roupas brancas e coloridas
O desumidificador vendido em supermercados pode ser uma ótima alternativa para diminuir o mofo de armários. Mas o usuário deve ficar de olho no período de troca.
  1. Deixe sempre as peças de roupas e outros objetos pegarem um pouco de sol. Ele é ótimo para tirar a umidade e evitar a proliferação de fungos. Deixe sempre o sol entrar pelas janelas da sua casa!
  2. Quando for guardar as roupas de frio, por exemplo, coloque cada peça em um saco plástico e feche bem. Desta forma, você evita a entrada de ar e umidade. Faça o mesmo para sapatos que você não usa sempre
  3. Deixe seu armário aberto em dias mais quentes.
  4. Caso encontre manchas de mofo no armário, retire todas as peças e limpe-o com um pano e vinagre de álcool.
  5. Guarde as roupas somente quando tiver certeza de que estão secas. Roupas úmidas se tornam o ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos.
  6. Os desumidificadores que são vendidos em supermercados são bastante eficientes. Mas você deve ficar de olho no prazo para troca.

O melhor é sempre cuidar bem das suas peças para evitar este trabalho de ter que tirar mancha de mofo e bolor das roupas. Mas se não tiver outra alternativa, pelo menos os as dicas que mencionamos aqui são baratas e fáceis de fazer.

2 comentários em “Como tirar mofo e bolor de roupas brancas e coloridas”

Deixe um comentário