Como fazer a inscrição para o ENEM

Se você planeja conseguir uma vaga em universidades públicas ou particulares brasileiras deve providenciar a inscrição para o ENEM o quanto antes. Elas já estão abertas e em 2018 o prazo é até o dia 18 de Maio.

O que é o ENEM?

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio. Trata-se de uma prova organizada pelo INEP junto com o Ministério da Educação, criada inicialmente para avaliar a qualidade do ensino médio no país.

Hoje é o maior exame vestibular no país. É usado como critério de ingresso em inúmeras universidades brasileiras. São dois dias de provas, divididos entre dois domingos. Pessoas que tem interesse em conseguir uma bolsa integral ou parcial através do ProUni ou conseguir um financiamento estudantil através do FIES, também devem prestar o exame.

Leia: Como funciona o SISU e como fazer a sua inscrição.

Como você vai fazer a inscrição para o ENEM 2018

A inscrição para o ENEM 2018, assim como nos anos anteriores é totalmente feita pela internet. Veja abaixo o passo a passo para você não perder a chance de realizar a prova.

  1. Acesse a página do participante no site do INEP. O link é este.
  2. Clique na opção “Inscrição ENEM 2018”.
  3. Informe o número do CPF do candidato e clique na imagem solicitada pelo formulário. Em seguida, clique em “Enviar”.
  4. O próximo passo é informar a data de nascimento e clicar novamente na imagem solicitada pelo formulário. Clique em “Enviar” para continuar.
  5. Agora vem a parte mais chata e burocrática. Preencha o formulário com todos os dados solicitados. Nome, identidade, Endereço, etc. Vá clicando em “Próximo” para passar para as próximas páginas. Caso necessite de atendimento especial para realizar as provas, não se esqueça de informar.
  6. Escolha a língua estrangeira para a prova (Inglês ou Espanhol) e a cidade onde pretende realizar o exame. Mesmo que você more uma cidade, pode realizar a prova em outra se for mais conveniente.
  7. O candidato também precisa informar se já concluiu ou não o ensino médio e qual foi o tipo de instituição onde realizou o curso.
  8. Responda o questionário socioeconômico. São várias perguntas sobre a situação da sua família.
  9. Após o questionário socioeconômico, informe seus dados de contato. Um telefone fixo, celular e crie uma senha para acessar o portal mais tarde. Guarde esta senha em local seguro, pois é com ela que você terá acesso aos seus resultados.
  10. Se você preencheu todos os passos corretamente, o passo final será imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição. No ano de 2018 ela tem o valor de R$82,00 e pode ser paga até o dia 23 de Maio.

Cartão de Confirmação de Inscrição

Quem fez a inscrição para o ENEM 2018 e pagou a taxa dentro do prazo, terá acesso ao cartão de confirmação a partir de Outubro de 2018. A data exata será divulgada em breve.

Onde e como pagar o boleto da inscrição para o ENEM

Você pode pagar o boleto através do internet banking, casas lotéricas e agências ou correspondentes bancários. Após a data de vencimento o boleto não será mais aceito.

Datas de aplicação das provas

Em 2018, as provas serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro de 2018. No dia 04 as provas serão de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias. Já no dia 11, as provas serão de Ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.

Como estudar para o ENEM

Estudar para o ENEM exige planejamento e muita prática. Uma das melhores formas de treinar para a prova é fazer provas anteriores dentro do tempo que você terá no dia do exame. Fazer e refazer os exercícios podem te trazer muito mais confiança para o dia da prova.

O candidato também deve procurar se informar sobre tudo que acontece no mundo. Estar por dentro das atualidades é mais um passo para desenvolver uma boa redação.

Além disso, é importante manter uma constância nos seus estudos. Não adianta estudar 10 horas no primeiro dia e apenas 4 no segundo. Procure fazer um cronograma dividindo suas horas e dando mais ênfase as matérias nas quais você tem mais dificuldade e mais dúvidas.

É possível estudar para o ENEM sozinho?

Sim. É totalmente possível. Há alguns anos, sem a internet, poderia ser difícil. Hoje, você pode usar a internet a seu favor. Existem uma série de sites pagos e gratuitos, aulas no YouTube, ou seja, muito material online para lhe ajudar com seus estudos. Estudar sozinho exige um pouco mais de disciplina, mas não faltam exemplos de pessoas que conseguiram ótimos resultados estudando por conta própria.

Mas, se você tem como arcar um cursinho, também não é uma ideia ruim.

Você pode conseguir as provas anteriores do ENEM diretamente no site do INEP.

Assuntos mais abordados no ENEM

Por fim, sempre perguntam quais os assuntos mais abordados no ENEM. Alguns exemplos seriam os seguintes:

  • Português: Figuras de Linguagem, gêneros textuais, norma culta x norma popular, literatura do modernismo, funções de linguagem.
  • Atualidades: Crises mundiais, manifestações jovens, feminismo, conflitos no Oriente Médio, situação política do Brasil.
  • Matemática: Funções, probabilidade, geometria, porcentagem, conjuntos numéricos.
  • Física: Eletricidade, termofísica, energia, mecânica.
  • Química: Funções orgânicas, pH, oxidação, neutralidade, estequiometria, termoquímica.
  • Biologia: Genética, fisiologia, genética, ecologia.
  • História: Brasil República, Brasil Império, Brasil Colônia, Idade Contemporânea, Idade Moderna.
  • Geografia: Estrutura fundiária, fontes de energia, geografia econômica, globalização, meio ambiente.
  • Filosofia: Maquiavel, São Tomás de Aquino, Sócrates, Platão e Aristóteles.
  • Sociologia: Sociedade, Natureza, cidadania e democracia, direitos das minorias, movimentos sociais.

Não se esqueça de fazer sua inscrição para o ENEM 2018 dentro do prazo e boa sorte nas provas!

1 comentário em “Como fazer a inscrição para o ENEM”

Deixe um comentário