Corpus Christi 2019 – O que é, feriado e fotos de Tapetes

Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. Em 2019, este feriado será comemorado no dia 20 de Junho, uma quinta-feira e é válido para todo o país por ser um feriado religioso, da Igreja Católica.

Muita gente procura saber qual o significado do feriado de Corpus Christi. Trata-se de uma comemoração da igreja católica que acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Também pode-se dizer que esta data é sempre celebrada 60 dias após a Páscoa e celebra a importância da Eucaristia.

É também chamada de “Festa da Guarda” e os católicos comparecem em peso para a missa e depois seguem em procissão pelos tapetes que são confeccionados nas ruas das cidades. Durante a procissão, os fiéis oram e fazem adoração do santíssimo sacramento da Eucaristia.

Fotos dos tapetes de Corpus Christi

Os voluntários confeccionam tapetes coloridos usando sal grosso, serragem, pó de café, pedras, areia, dentre outros. Os desenhos tem inspiração religiosa. São retratados elementos utilizados na Eucaristia, como o pão e vinho, além de outros símbolos da igreja católica.

Veja abaixo alguns exemplos de tapetes:

Tapetes de Corpus Christi

Tapetes de Corpus Christi

Tapetes de Corpus Christi

Tapetes de Corpus Christi

Tapetes de Corpus Christi

O que fazer no feriado de Corpus Christi

Para quem é católico, pode procurar a missa na Igreja ou Paróquia da sua cidade. Para atender a demanda, são realizadas um número maior de missas. Informe-se no local para saber os horários.

Para dar tempo para a confecção dos tapetes, as procissões são realizadas, em sua maioria, na parte da tarde, após ou antes da celebração.

Mas, e quem não é católico?

Quem não comemora os feriados religiosos por não ser católico, pode aproveitar o feriado para desenvolver outras atividades. Como o feriado sempre cai em uma quinta-feira, muitas famílias optam por viajar e conhecer outros locais. Outros, simplesmente aproveitam a data para descansar e mandar o estresse pra longe.

Caso queira fazer algo na sua cidade, é importante verificar sobre as interdições nas ruas que são realizadas para as confecções de tapetes.

O importante é sempre respeitar quem celebra a data na igreja católica e respeitar também quem não segue a religião.

Deixe um comentário