Como regularizar CPF pelo site da Receita Federal

Como regularizar CPF pelo site da Receita Federal? Está com CPF suspenso ou pendente de regularização ou algum outro problema com seu documento? Pois saiba que alguns casos podem ser resolvidos diretamente pela internet, sem necessidade de comparecimento na agência Receita Federal. A seguir explicamos como fazer a regularização do seu CPF pela internet.

Regularizar CPF Suspenso pelo site da Receita Federal

Primeiro faça a consulta da situação cadastrado no CPF por esta página oficial da Receita Federal. Verifique corretamente qual informação está aparecendo dentro do campo “Situação Cadastral”.

situação cadastral do CPF site Receita Federal

Se na sua situação cadastral apareceu SUSPENSO você poderá fazer a regularização por esta página oficial da Receita Federal (desde que possua Título de Eleitor na situação cadastral Regular). Preencha todos os campos corretamente, adicione o endereço da casa onde está morando atualmente, e clique em “Enviar”.

Como regularizar CPF pelo site da Receita Federal
Como regularizar CPF pelo site da Receita Federal

Depois é só aguardar eles verificarem as informações. Em alguns casos é preciso comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, se esse for seu caso aparecerá o aviso no momento da solicitação.

Também poderão solicitar fotos dos seguintes documentos (mas não são solicitados para todas as pessoas):

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (caso não conste no documento de identificação oficial apresentado a naturalidade, a filiação e a data de nascimento);
  • Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral;
  • Foto selfie do interessado (somente durante a pandemia).

Você poderá acompanhar o andamento do pedido de regularização por esta página oficial. Preencha com código de atendimento, data de nascimento e data do atendimento. Depois clique em “Consultar”.

Se o site estiver com problemas ou você não estiver conseguindo regularizar pelo site, é possível regularizar o CPF Suspenso comparecendo nas agências da Receita (precisa agendar aqui), agências do Banco do Brasil, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Caixa Econômica ou agências dos Correios. Nestes casos existe uma taxa de cobranças no valor de R$ 7,00.

E se aparecer Pendente de Regularização?

Neste caso também é possível regularizar pela internet, mas não da forma especificada acima.

O PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO significa que o contribuinte não entregou alguma Declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Então para regularizar você precisa entrar neste Portal e-CAC e verifique qual declaração está faltando. Você poderá fazer login no serviço utilizando sua conta Gov.BR (clique em “Entrar com gov.br”).

Depois de analisar o ano, é só enviar sua declaração pelo próprio Portal e-CAC ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para Android na GooglePlay ou para iPhone na AppStore.

Assim que a declaração IRPF for processada, seu CPF é regularizado.

Se o site ou o aplicativo estiver com problemas ou você não estiver conseguindo regularizar por eles, é possível regularizar o CPF Pendente de Regularização comparecendo nas agências da Receita (precisa agendar aqui), agências do Banco do Brasil, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Caixa Econômica ou agências dos Correios. Nestes casos existe uma taxa de cobranças no valor de R$ 7,00.

Outras situações cadastrais

No caso de TITULAR FALECIDO ou CANCELADO é preciso agendar atendimento em uma unidade da Receita Federal. Você terá que resolver pessoalmente conversando com um dos atendentes da Receita Federal.

Leve documento de identidade com foto, CPF e Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (caso não conste no documento de identificação oficial apresentado a naturalidade, a filiação e a data de nascimento).

1 Comentário

Deixe um comentário


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.