O que fazer para conseguir limpar o nome

Se você precisa limpar o nome sujo, fique de olho nas dicas que deixamos neste post. Em hipótese alguma seu nome será limpo sem o pagamento da dívida, portanto desconfie de empresas que oferecem este serviço cobrando uma “pequena taxa”.

Nos últimos anos o número de brasileiros inadimplentes e com problemas financeiros aumentou muito. A crise foi uma das grandes responsáveis por isso. Houve um aumento do número de desempregados e assim as pessoas ficaram sem conseguir honrar seus compromissos. O resultado? O CPF vai parar no cadastro do SPC e do Serasa e a pessoa fica impossibilitada de conseguir crédito até quitar a dívida.

É justamente nestas horas em que mais aparecem empresas prometendo o impossível. Elas oferecem limpar o nome sujo da pessoa sem que esta pague o total do valor devido. Mas claro, para isso cobram uma “pequena taxa” para executar o serviço.

Aí mora um golpe. Não é possível limpar o nome sujo sem fazer o pagamento da dívida. Estas empresas prometem o serviço, recolhem o dinheiro e simplesmente desaparecem.

O que fazer para conseguir limpar o nome sujo

Basta seguir alguns passos para conseguir limpar seu nome:

  1. Faça uma consulta no SPC e no Serasa para saber para quais empresas você deve. Hoje é possível fazer esta consulta até nos Correios pagando uma pequena taxa.
  2. Entre em contato com a instituição, seja banco, loja ou financeira e procure negociar um parcelamento da dívida.
  3. Faça o pagamento da primeira parcela do acordo ou então o pagamento à vista, caso esteja dentro das suas possibilidades.
  4. Guarde todos os comprovantes de pagamento.

Caso sua dívida tenha sido protestada em cartório, será necessário comparecer ao cartório de protestos para regularizar a situação. Provavelmente você ainda terá que pagar uma taxa para retirar o nome no cartório também.

Serasa Limpa Nome

O Serasa possui convênio com algumas empresas que permitem que a negociação seja feita de maneira totalmente online. Acesse este site, informe seus dados e verifique se as empresas para as quais você deve, estão disponíveis. Caso estejam, basta seguir as instruções e fechar um acordo.

É verdade que o nome “fica limpo” depois de cinco anos?

Sim. Seu nome pode “ficar limpo” após cinco anos da inclusão da dívida no cadastro de inadimplentes. Porém, a dívida ainda existe. Dificilmente você conseguirá crédito.

A melhor maneira de limpar o nome sujo é procurar as empresas e fazer um acordo. Em acordos, assim que você pagar a primeira parcela, o nome já é retirado dos cadastros negativos. Mas é importante manter o pagamento do acordo em dia. Uma vez que você deixe de pagar uma parcela, o nome é incluído novamente no SPC e no Serasa.

4 comentários em “O que fazer para conseguir limpar o nome”

Deixe um comentário