Como liberar espaço no Gmail

Como liberar espaço no Gmail? O Google disponibiliza 15 GB gratuito de armazenamento no Gmail. O problema é que esses 15 GB são compartilhados com outros serviços do Google como o Google Fotos e o Google Drive. Se você utiliza bastante estes serviços, poderá ficar sem espaço rapidamente, sendo necessário pagar um plano do Google One para conseguir continuar utilizando. Uma das maneiras de recuperar espaço é justamente apagando emails que não queira mais guardar.

Como liberar espaço no Gmail rapidamente?

É importante destacar que a dica de filtragem e exclusão de emails especificadas abaixo, não funcionam no aplicativo do Gmail para celulares Android e iPhone. Você precisa fazer o processo pelo navegador da web do computador ou do celular, sendo que fica mais fácil pelo do computador.

A maneira mais rápida de liberar o espaço é fazendo busca por emails que contenham anexos grandes demais e apagando-os. O Google disponibiliza filtros na sua busca, que permitem encontrar rapidamente estes emails. Você pode copiar o comando abaixo:

has:attachment larger:10M

Depois cole no campo de busca, na parte superior do Gmail, e clique no ícone da lupa.

Como liberar espaço no Gmail apagando emails com anexos grandes

Ou você pode clicar no ícone de filtragem do lado direito dentro do campo de pesquisa. Vai abrir a janela do filtro, no campo

Pesquisar emails com anexo grande no Gmail para apagar

Depois selecione o quadradinho do lado esquerdo dos emails, para marcá-los, e clique no ícone da lixeira que vai aparecer na parte superior da lista de emails. Se forem muitos emails, você pode selecionar todos de uma vez, clicando no quadradinho no canto superior esquerdo dos emails. Depois é só clicar na lixeira.

Não esqueça de esvaziar a lixeira, pois emails da lixeira demoram 30 dias para serem apagados. Clique em “Lixeira” no menu da esquerda. Depois clique em “Esvaziar a lixeira agora”, na parte superior dos emails. Todos os emails serão apagados.

Aproveite para apagar os emails da pasta Spam. Clique em “Spam” e depois em “Excluir todas as mensagens de spam agora”, na parte superior dos emails, depois confirme em “Ok”. Emails spam não são enviados para a lixeira, são apagados permanentemente quando você clicar em “Excluir”.

Backup de emails para não excluir

Para aqueles que não quiserem perder os emails do Gmail, uma maneira de fazer backup é utilizar algum programa de email gratuito como o Thunderbird.

Esses tipos de programas fazem o download das mensagens do servidor do Google e salva no seu computador. Assim você guarda emails importantes, sem comprometer o espaço gratuito do Gmail.

0 Comentários

Deixe um comentário