Como enviar email confidencial no Gmail

Como enviar email confidencial no Gmail? O Gmail possui a opção de Modo Confidencial, que permite envio de email de forma mais segura que o normal, para que somente o destinatário tenha acesso à mensagem. Quando a pessoa receber a mensagem, ela terá que digitar um código que é enviado por SMS ou por email, para conseguir ler o email que você enviou. O email fica nos servidores do Google e você pode colocar uma data para expiração, quando o email será automaticamente apagado. A seguir explicamos como criar um email confidencial.

Etapas para enviar email confidencial no Gmail

1 – Faça login na sua conta do Gmail mail.google.com.

2 – Clique no botão “Escrever” no canto superior esquerdo, para criar um novo email.

3 – Adicione os dados do destinatário, escreva o que quiser e quando terminar clique no ícone do cadeado e relógio que aparece no menu inferior.

Como enviar email confidencial no Gmail
Íocne para enviar email confidencial no Gmail

4 – Vão aparecer os detalhes da mensagem confidencial, selecione em quanto tempo deseja que o email desapareça. Depois selecione se quer “Sem senha por SMS” ou “Senha por SMS”. Se escolher “Sem senha por SMS”, o código para visualização do email será enviado para o mesmo email que você está enviando este email. Quando terminar clique em “Salvar”.

Modo confidencial Gmail expiração senha por SMS

5 – Depois clique em “Enviar”. Se escolheu “Senha por SMS”, digite o número de telefone do destinatário com DDD (tenha cuidado, não erre, senão a pessoa não poderá ler) e confirme clicando em “Enviar”.

Pronto, a pessoa vai receber o email e precisará digitar o código que receber para conseguir ler a mensagem.

Caso não queira mais que a pessoa tenha acesso ao email você pode remover acesso, clicando em “Remover acesso” dentro da mensagem. Se a pessoa ainda não leu a mensagem, ela não conseguirá mais lê-la. Além disso, se você excluir o email da sua caixa de entrada, a pessoa também não terá mais acesso a ele.

Tenha cuidado com a opção de envio “sem senha por SMS”, pois se a pessoa estiver com o email comprometido, não vai adiantar de nada o modo confidencial, pois ela irá receber o código de acesso neste mesmo email já comprometido. O envio do código por SMS é mais seguro neste caso. Lembrando que o modo confidencial não criptografa os emails como o ProtonMail, é apenas um modo um pouco mais seguro de envio.