O que é necessário para financiar um carro?

Finalmente encontrou o carro dos seus sonhos mas não tem como comprar à vista? Veja os documentos necessários e tudo que você precisa para financiar um carro.

O carro ainda é um objeto de desejo de milhares de brasileiros. A cada ano que passa, mais e mais veículos estão chegando nas ruas e as prefeituras sofrem para encontrar planos para conter congestionamentos e poluição do ar.

Se você ainda está em busca do primeiro carro ou quer trocar por um modelo mais novo, uma das alternativas é o financiamento. Afinal, os carros ainda custam bem caro por aqui e a única forma de fazer encaixar no orçamento é parcelando.

O que é necessário para financiar um carro?

Separamos aqui algumas informações que irão te ajudar neste processo. É preciso ter paciência, pois, como qualquer operação de crédito, pode existir muita burocracia. Veja tudo que você precisa fazer para financiar um carro:

O primeiro passo é pesquisar as taxas de juros e escolher a instituição financeira

São várias as instituições onde você pode fazer o seu financiamento. Os bancos em geral como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, dentre outros, oferecem este tipo de serviço. As concessionárias também podem ter a sua própria financeira.

Sendo assim, é importante você pegar o valor do carro e pesquisar em todas as instituições possíveis. Solicite uma simulação e negocie. Veja qual oferece a menor taxa de juros.

Quem quer financiar um carro, não pode ter restrições no nome

Se você está com o nome no SPC ou no Serasa não conseguirá financiar nada. É preciso limpar o nome antes de protocolar o financiamento. Mesmo assim, pessoas que já tiveram o nome incluído em órgãos de proteção ao crédito, podem encontrar alguma dificuldade para conseguir o crédito. Vai depender da política de cada empresa.

É importante também já ter um histórico de crédito. Você deve pagar cartões de crédito e outras contas em dia. Desta forma você também consegue aumentar o seu score de crédito.

É preciso comprovar renda

Só consegue financiar o carro quem comprova uma renda suficiente para arcar com as parcelas. Ela não pode comprometer mais do que 30% do total que você recebe mensalmente. Autônomos também têm chance de conseguir o financiamento, desde que comprove movimentação bancária em conta corrente ou também com Decore. Também é possível apresentar a renda do cônjuge para aumentar as chances de conseguir o parcelamento.

Veja: O que usar como comprovante de renda

Como financiar um carro

Qual o valor da entrada para financiar um carro?

Por mais que as lojas sempre anunciem que é possível vender o carro sem entrada, quanto maior for a entrada oferecida, maior será a chance do seu financiamento ser aprovado. Considere um mínimo de 20% do valor do automóvel para enviar a sua proposta.

O financiamento de um carro deve ser bem planejado para evitar dores de cabeça futuras. Você deve colocar no papel todas as despesas que vai ter com a compra. Além da parcela do carro, você terá despesas com combustível, manutenção e revisões, IPVA e seguro. Às vezes, a parcela do veículo em si pode ser pequena, mas ao somarmos todas as pequenas despesas, o rombo pode ser grande.

Se você não conseguir arcar com as despesas do carro, principalmente as parcelas, pode acabar perdendo o veículo, os valores pagos e ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Pense bem antes!

1 comentário em “O que é necessário para financiar um carro?”

Deixe um comentário