Como limpar cache e dados de apps no Android

Como limpar cache e dados de apps no Android? Algum aplicativo não está abrindo corretamente ou está com algum erro, dificultando seu uso? Fazendo a limpeza do cache e apagando os dados salvos, pode ajudar a fazer o aplicativo voltar ao normal. A seguir explicamos como realizar esta limpeza rapidamente acessando as configurações de apps do Android.

O que são o cache e dados de aplicativos?

O cache dos aplicativos são arquivos que os apps ou navegador da web usam para acelerar seu desempenho. Esses arquivos foram baixados e ficam salvos no sistema, permitindo que o carregamento do aplicativo seja mais eficiente na próxima vez que abrí-lo. Às vezes esse cache pode ficar corrompido ou sobrecarregado, causando problemas no desempenho do app.

Os dados dos aplicativos são informações salvas no aplicativo, nome de usuário, senha, configurações, salvamentos realizados (por exemplo, filmes baixados no Netflix, jogos salvos que não estiverem na nuvem) e outros dados. Ao fazer esta limpeza você reseta o aplicativo para seu estado original. Ele fica como baixou pela primeira vez, por exemplo, se tiver feito alguma alteração nas configurações, elas serão resetadas para o original.

Etapas para limpar cache e dados de apps no Android

1 – Abra o aplicativo “Configurações” no seu Android;

2 – Desça na tela e toque em “Aplicativos” (em alguns sistemas pode aparecer “Gerenciador de aplicativos”);

3 – Procure pelo aplicativo que deseja limpar e toque em cima dele;

4 – Desça nas opções e toque em “Armazenamento” dentro da seção “Uso”;

5 – Toque em “Limpar cache” na parte inferior da tela, o cache será imediatamente limpo. Verifique se o app voltou ao normal, se não voltou, abra novamente as configurações de armazenamento e toque em “Limpar dados”.

Normalmente a limpar o cache é suficiente para corrigir erros do aplicativo. Se não corrigir, aí tente a opção “Limpar dados”. Mas atenção! Esta opção apaga o nome de usuário e senha, além de dados salvos no dispositivo (por exemplo, se um jogo não tem salvamento na internet (nuvem), você pode perder o jogo salvo).

6 – Se tocou em “Limpar dados” aparecerá o alerta perguntando se tem certeza que quer apagr informações salvas de login e outros dados. Toque em “Ok” para confirmar”.

Pronto, depois disso o aplicativo deverá voltar ao funcionamento normal. Se não voltar, entre em contato com o suporte para saber se o mesmo tem alguma incompatibilidade a versão do seu sistema.

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.