Mitos relacionados à limpeza

Será que você ainda está fazendo alguns desses mitos relacionados à limpeza? Normalmente limpamos nossas casas como nossos pais faziam ou como vimos sendo feito quando éramos criança. Mas as coisas mudam com o tempo, por isso algumas técnicas e produtos utilizados, podem não ser mais aquilo que se esperava. Neste post trazemos uma lista com alguns mitos de limpeza que ainda são transmitidos entre as pessoas.

Lista de mitos relacionados à limpeza

Água sanitária é um ótimo produto de limpeza – errado, a água sanitária serve para matar bactérias e vírus, além de remover manchas de roupas, pisos e outros locais. Portanto ela é um ótimo desinfetante, e não é para ser utilizada como produto de limpeza. Por isso além da água sanitária, utilize produtos próprios para limpeza de pisos e outros produtos, caso queira remover a sujeira e deixar cheiro agradável.

Se estiver com cheiro bom é porque está limpo – não, não, não, essências podem mascarar o cheiro ruim! Tenha cuidado, verifique se o local está mesmo limpo, passando o dedo ou um papel de toalha. Notando sujeira ou resíduos, limpe com produto próprio, mesmo que o cheiro não esteja ruim.

Produtos de limpeza naturais não são tão bons quando os industriais – errado, existem diversos produtos naturais como o vinagre, bicarbonato de sódio e até o limão, que podem ser usados na limpeza e são tão eficazes quanto as versões vendidas no mercado. No caso de produtos naturais a diferença é que terá que deixar alguns minutos no local para fazerem efeito.

Mitos relacionados à limpeza
Alguns mitos relacionados à limpeza

É preciso lavar as roupas na água fria – não é verdade, a água fria só vai fazer gastar menos luz, mas dependendo do tecido utilizado, você pode lavar sim na água quente. Inclusive a lavagem em temperaturas maiores, remove melhor a sujeira das roupas. Sempre verifique a etiqueta.

Tem que usar lustra-móveis para polir os móveis – não, só utilize lustra-móveis quando o móvel estiver muito ruim. O excesso de lustra-móveis absorve poeira e fica camada de resíduo presa na madeira. Para limpar seus móveis, utilize pano microfibras que prende a poeira.

O jornal é a melhor maneira de limpar o vidro – antigamente era sim, pois os panos soltavam pelos que ficavam grudados pelo vidro quando terminava de secar. Mas atualmente existem panos de microfibras e rodinho, que fazem a limpeza perfeitamente.

Ventilador de teto não precisa ser limpo – não, o ventilador de teto precisa de limpeza como todos os outros ventiladores. Ele acumula poeira e pode ficar até com mofo. Utilize um pano para remover a poeira de todas as pás.

Exaustor não precisa de limpeza – errado, todo exaustor precisa ser limpo de tempos em tempos. É uma manutenção que você deve fazer para mantê-lo funcionando corretamente.Normalmente é preciso desencaixar algumas peças do exaustor, para você conseguir limpar por dentro. Utilize desengordurante para limpar as peças. Se ficar com receio, chame uma empresa da sua cidade que faça este serviço.

A máquina de lavar louça se limpa sozinha – não, a máquina lava-louça precisa ser verificada em intervalos de tempos específicos. Remova resíduos de alimentos que ficam presos no filtro, verifique se a água está saindo corretamente. Depois coloque no ciclo pesado utilizando produto próprio para limpar a máquina.

Rejuntes de azulejo devem ser lavados com produtos especializados – nem sempre o produto especializado para limpeza é a melhor opção. Rejuntes podem ser limpos utilizando mistura de parte iguais de vinagre branco com água e pasta de bicarbonato. Coloque a mistura de água e vinagre em um borrifador e aplique bastante nos rejuntes. Deixe agir por cinco minutos. Depois faça uma pasta de bicarbonato de sódio com algumas gotas de água e esfregue com uma escova em cima dos rejuntes. Enxágue e pronto.

Calha deve ser limpa somente no outono – muitas pessoas acham que a calha da casa se entope apenas quando as folhas das árvores caem. Mas não é verdade, as calhas podem se entupir em qualquer estação do ano, você deve ficar de olho para ver se a água está descendo normalmente por ela. Se não estiver, podem ocorrer danos no imóvel. Faça a limpeza correta removendo galhos, folhas e outros detritos, se necessário use uma pá de jardim. Dê batidinhas na calha para descobrir onde está entupido, o som será abafado. Coloque água com mangueira de alta pressão para ajudar a desobstruir.

Chuva lava o carro – mentira. A chuva não é suficiente para fazer a limpeza correta do carro. A lavagem do carro precisa ser feita com mangueira, pano de microfibra e sabão, para conseguir remover todos resíduos. Ele também precisa ser limpo por dentro.

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.