Armazenar leite materno com segurança é fundamental para que todas as suas propriedades sejam preservadas e ele continue sendo um alimento completo para o bebê. Neste post, separamos algumas dicas para te ajudar neste processo e mostramos também como congelar e descongelar o alimento para utilizar quando necessário.

O leite materno é um alimento completo para os bebês e não existe isso de leite fraco. Muitas mães acreditam que o leite que produzem pode não ser suficiente mas é. Dentre os principais benefícios que podemos destacar para os bebês estão:

  • Estimula o desenvolvimento da criança: O esforço que a criança faz para se alimentar colabora para um melhor desenvolvimento das funções respiratórias, além da mastigação e da fala.
  • É facilmente digerido pelo bebê, o que evita problemas intestinais desde os seus primeiros meses de vida.
  • Aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê, o que transmite mais segurança para a criança.
  • Diminui a chance do aparecimento de infecções, gripes e outras doenças, uma vez que o leite materno é rico em nutrientes essenciais para a saúde do bebê.

O que fazer para armazenar leite materno com segurança

Armazenar leite materno

Geralmente em viagens ou quando a mãe precisa voltar ao trabalho é necessário armazenar leite materno para oferecer a criança. Este leite também pode ser doado a bancos de leite, que encaminham para bebês que não tem a oportunidade de recebê-lo.

Quais os recipientes devo usar para armazenar leite materno?

Você pode usar potes de vidro que tenham tampas de plástico. Estes podem ser potes reutilizados como potes de café solúvel, molhos, etc. Porém, antes estes devem ser esterilizados. Para isso, ferva os potes e as tampas em água por 15 minutos.

Após retirar o leite, coloque nos potes, deixando sempre cerca de 1 centímetro vazio entre o topo do pote e a tampa.

Feito isso, poderá armazenar leite materno na geladeira por até 24 horas. Os frascos devem sempre ficar nas prateleiras superiores, nunca na porta do refrigerador.

Pode congelar o leite materno?

Sim, pode. Neste caso, ele ficará bom por até 15 dias. Para descongelar, retire do freezer e deixe na geladeira para descongelar até a hora do uso. Para aquecer, utilize o banho-maria (sem ferver) e nunca o micro-ondas. Uma vez que o leite materno for descongelado, deverá ser utilizado em no máximo 24 horas. Se ficar algo no frasco após este período, você deverá descartar. Em hipótese alguma deverá congelar novamente um leite que já foi descongelado.

Caso precise transportar o leite, use bolsas térmicas juntamente com bolsas de gel, que você encontra nas farmácias. Coloque estas bolsas de gel no congelador antes de utilizar, para que elas ajudem a manter a bolsa com temperatura baixa por mais tempo.

-> Leia também: Utilidades para o Hipoglós

Deixe um comentário