Será que existe uma maneira de saber se meu nome está sujo de maneira gratuita? Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem na hora de saber se o CPF está com alguma restrição de crédito.

Até alguns anos, o consumidor só conseguia saber se o nome estava com alguma restrição quando fazia uma compra ou então pagando por consultas em agências diversas.

Hoje, obter esta informação ficou muito mais fácil. Existem algumas formas de verificar se temos restrições sem precisar pagar nenhum valor.

O que fazer para saber se meu nome está sujo de maneira gratuita?

O primeiro passo é fazer o cadastro em uma das plataformas que oferecem este serviço. Neste post citaremos dois exemplos totalmente grátis.

Consumidor Positivo

O site Consumidor Positivo permite ao cidadão consultar de maneira gratuita a situação do seu CPF. Ele permite até que o devedor, caso tenha dívidas com empresas parceiras do Consumidor Positivo, façam uma negociação diretamente pelo site.

Como saber se meu está sujo no Consumidor Positivo

  1. Acesse o site Consumidor Positivo.
  2. No canto superior direito da tela, clique no botão “Entrar/Cadastre-se”.
  3. Preencha os dados solicitados utilizando um email válido e uma senha.
  4. Informe também o CPF, data de nascimento e um telefone celular. É importante que o telefone celular informado esteja cadastrado no seu CPF. Concorde com os termos de uso e clique em “Enviar”.
  5. Após o cadastro, faça o login normalmente. Caso esteja com alguma restrição, ela será mostrada na tela. Caso contrário, você verá a seguinte mensagem:

Como saber se meu nome está sujo

Serasa Consumidor

No site Serasa Consumidor o cidadão também pode fazer um cadastro totalmente gratuito para consultar o seu CPF e verificar se tem alguma restrição. Siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site Serasa Consumidor.
  2. No canto direito superior da tela, clique no botão “Cadastre-se Grátis”.
  3. Você pode usar seus dados do Google ou do Facebook para realizar o cadastro, mas não aconselho. É melhor preencher os campos solicitados.
  4. Informe o número do CPF, nome completo, data de nascimento, um email válido e uma senha. Guarde estes dados (email e senha) para consultas futuras, uma vez que o cadastro só é necessário uma única vez.
  5. Clique em “Criar conta grátis”
  6. Em seguida, basta fazer login e verificar se constam pendências no seu nome.

O Serasa Consumidor informa se constam pendências no nome e também o seu score de crédito.

Outras formas de consultar restrições em seu nome

O interessado também pode consultar se existe alguma restrição em seu nome indo diretamente até uma agência do Serasa. As unidades do SPC Brasil também oferecem este tipo de consulta, basta comparecer portando um documento de identidade oficial e CPF.

Você também pode emitir um relatório do seu CPF nos Correios

Algumas agências dos Correios oferecem um serviço pago para emitir um relatório. Nele, você pode consultar todas as pendências envolvendo o CPF e ainda ver ser se existem protestos, empresas cadastradas em seu nome, etc.

Agora que eu consegui saber se meu nome está sujo, o que preciso fazer para limpar o nome?

Como saber se meu nome está sujo

Se você precisa limpar o nome, deve procurar a instituição credora e realizar o pagamento da dívida. Não existe outra maneira. Entretanto, é possível em muitos casos conseguir bons descontos e parcelas bem acessíveis.

Uma vez que você paga a primeira parcela da sua dívida, dentro de cinco dias úteis, seu nome já fica limpo novamente. Mas, caso atrase alguma parcela ou deixe de pagá-las, ele será novamente incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário