Coisas de casa que devem ser limpas todo mês

Existem algumas coisas de casa que devem ser limpas todo mês, para evitar que estraguem antes do fim de sua vida útil. Neste post falaremos um pouco sobre elas, assim você evita ter que trocar antes do esperado, economizando um pouco de dinheiro.

Quais coisas de casa devem ser limpas todo mês?

Triturador de alimento de pia – limpe colocando dentro do ralo primeiro meia xícara de bicarbonato de sódio e, logo depois, uma xícara de vinagre branco. Deixe alguns minutinhos e despeje água fervente. Para finalizar jogue pedras de gelo dentro da pia e empurre o máximo que puder dentro do triturador. Ligue a água quente e ligue o triturador ao mesmo tempo, deixando o triturador puxar os gelos. Conforme for triturando vai limpando, a água da pia ficará preta. Não desligue até todo o gelo sumir e a água descer.

Filtro do exaustor – é muito importante limpar o filtro do exaustor regularmente, pois ele que recolhe a gordura liberada das frituras no fogão. Se deixá-lo sujo, não irá puxar a gordura corretamente. Para limpar é só tirar o filtr e colocar dentro do tanque ou pia cheio de água quente, detergente de louça e bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 15 minutos. Se quiser use escovinha para esfregar a gordura que não sair só no molho. Seque com papel toalha e coloque de volta no local.

Filtro do ar condicionado – é recomendada a limpeza do filtro do ar condicionado pelo menos uma vez no mês. Se o uso for muito regular, todos os dias, limpe uma vez a cada 15 dias. Essa limpeza é importante para manter o ar condicionado funcionando eficientemente.

Filtro máquina de lavar louça – remova o filtro e lave embaixo da água corrente para remover todos resíduos de alimentos. Coloque o filtro de volta, jogue uma xícara de bicarbonato de sódio no fundo da máquina e deixe em repouso por 12 horas. Depois jogue uma xícara de vinagre e coloque para rodar no ciclo quente.

Quais coisas de casa que devem ser limpas todo mês?
Quais coisas de casa que devem ser limpas todo mês?

Máquina de lavar roupa – sim, a máquina de lavar roupa precisa ser limpa por dentro e por fora, uma vez por mês. Se você usa muito, deve aumentar esta lavagem para uma vez por semana. Lave colocando um litro de água sanitária na opção lavagem pesada e na maior temperatura disponível. Essa água sanitária vai matar germes que possam estar presentes.

Secadora de roupa – fiapos de tecido se acumulam dentro da máquina de secar roupa, e podem ficar presos em locais que prejudicarão a circulação do ar quente. Verifique uma vez por mês, se necessário passe pano umedecido preso em um pedaço de pau ou cabo da vassoura.

Micro-ondas – precisam ser limpos uma vez por mês, pois acumulam restos de comida e respingos. Dentro de um pote de micro-ondas coloque uma xícara de água com fatias de limão ou laranja dentro, espremendo um pouco do suco na água. Coloque no micro-ondas e ligue na potência máxima por seis minutos, para ferver a água e a porta ficar embaçada. Deixe descansar por cinco minutos para esfriar. Depois tire o pote e passe o pano limpo e macio por dentro. A parte externa pode ser limpa com detergente e água morna, umedecendo um pano e passando, depois passando pano seco.

Móveis estofados – polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio em cima do tecido e deixe por 20 minutos. Ele ajuda a remover o mau cheiro. Depois passe aspirador de pó para limpar.

Tapetes – os tapetes são ótimos para acumular poeira e outros tipos de sujeiras É muito importante a lavagem mensal para evitar causar alergias e outros problemas respiratórios. Comece passando aspirador de pó dos dois lados. Depois passe limpador para tapete e carpetes conforme as instruções do rótulo.

Luminárias de teto – se tiver várias luminárias em casa, limpe apenas um cômodo por mês e vá alternando. É importante limpar a luminária para remover poeiras que podem atrapalhar a passagem da luz. Passe pano. Retire o globo e remova os bichos de dentro, depois lave com sabão e água. Seque e volte o globo para a luminária.

Ventilador de teto – as lâminas do ventilador acumulam muita poeira, por isso limpe todo o ventilador uma vez por mês. Passe pano limpo, se necessário umedeça um pouco com mistura de água e gotas de detergente.

Janelas – tanto os vidros quanto a soleira das janelas precisam ser limpas uma vez por mês. Nos vidros utilize limpa vidros. Na soleira pode usar produto de limpeza para uso geral.

Persianas – se deixar a sujeira se acumular nas persianas, depois de um tempo poderá ficar impossível de limpar. Portanto limpe passando pano umedecido com água e detergente de um lado e repita para o outro, para que todas as lâminas fiquem limpas por igual.

Ralos – verifique uma vez ao mês os ralos dos banheiros, cozinha, tanque e outros ralos que possua na sua casa. Preste atenção se está drenando corretamente a água. Utilize arame grosso para puxar cabelos e outros detritos. Depois jogueuma xícara de bicarbonato de sódio pelo ralo e, em seguida, água fervente. Fazendo isso você não deixa a sujeira se acumular, correndo risco de causar entupimento.

Rejuntes – limpe os rejuntes de azulejos com uma escovinha de dente umedecida e algumas gotas de detergente.

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.