A Black Friday 2018 é uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros. Aos poucos ela está se tornando uma tradição para antecipar as compras de natal. Em 2018 ela acontece no dia 23 de Novembro.

Esta é uma tradição dos Estados Unidos que acabou sendo adotada também por aqui. Lá ela sempre acontece na sexta-feira logo após a quinta-feira de Ação de Graças, também conhecido como Thanksgiving, o feriado mais importante para o público americano.

Se você quiser deixar marcada esta data na sua agenda, basta lembrar: A Black Friday sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro.

Black Friday 2018 – A data já é a segunda mais importante para o varejo brasileiro

Black Friday 2018

Depois do Natal, a outra data que gera grande receita para o comércio brasileiro é justamente a Black Friday. As empresas apostam fortemente em marketing e em alguns casos, as promoções são realmente vantajosas para o consumidor.

Consumidor deve ter cuidado e pesquisar

Se você está programando alguma compra durante a Black Friday, deve ficar de olho nas oscilações de preços. Algumas empresas agem com má fé e acabam aumentando os preços algumas semanas antes da data. No dia do evento, informam que tal produto está com um bom desconto. A prática acabou ganhando o nome por aqui de “Black Fraude”.

O ideal é que você faça anotações com a data e os preços dos itens que deseja comprar. Desta forma fica mais fácil para saber se realmente o item está com desconto ou não.

Em caso de irregularidades, o consumidor pode denunciar a empresa ao PROCON para que o órgão tome as devidas providências.

Quais os melhores itens para comprar na Black Friday 2018

Geralmente os itens que costumam ter bons descontos durante o evento são:

  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos (Laptops, Tablets)
  • Smartphones e Celulares
  • TVs
  • Eletroportáteis

Black Friday 2018

Para quem está em busca de adquirir um dos itens acima, o ideal é esperar a data chegar para checar as promoções. Os preços das lojas online também costumam ser bem mais em conta do que os praticados nas lojas físicas.

No caso de compras feitas em lojas online, é preciso também ter um pouco de paciência, pois por conta da alta demanda, a entrega geralmente atrasa um pouco.

-> Como saber se meu nome está sujo?

Cuidados que os consumidores devem tomar durante a Black Friday 2018

Na empolgação de conseguir o item desejado pelo menor preço, é preciso tomar alguns cuidados antes de realizar as suas compras.

O PROCON inclusive separou uma lista com sites de lojas que devem ser evitados. Não deixe de consultá-la, antes de realizar suas compras.

Desconfie de preços extremamente baixos

Sim, alguns preços podem ser bem atraentes durante a Black Friday, porém você sempre deve desconfiar de lojas oferecendo um preço muito, mas muito abaixo do que poderia ser cobrado por determinado produto. Consulte a lista do PROCON para saber se a loja não está na lista negra.

Só ofereça os dados dos seus cartões de crédito em sites seguros

Caso você não tenha certeza sobre a segurança do site onde você está realizando a compra, não informe seus dados do cartão de crédito em hipótese alguma. Uma boa alternativa é usar cartões de crédito pré-pagos ou então só realize a compra em sites de empresas já estabelecidas e conhecidas no mercado. Boletos geralmente oferecem um desconto maior ainda na hora do pagamento.

Black Friday 2018

Tenha cuidado com ofertas que são enviadas por e-mail

Existem muitas empresas sérias que trabalham com e-mail e enviam as ofertas ao cliente. Porém esta é uma das maneiras mais utilizadas pelos golpistas, que enviam anúncios falsos e em alguns casos chegam a causar grandes danos, com links para lojas falsas ou para programas que instalam vírus para roubo de dados. Em caso de dúvidas, acesse a loja diretamente e veja se a promoção procede.

O direito de arrependimento

Em compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra. O prazo é de até sete dias corridos após o recebimento do produto.

Caso você receba uma compra e veja que ela não é aquilo que você esperava, pode solicitar para a loja a devolução do seu dinheiro. É importante que a embalagem esteja perfeita para que seja feita a devolução. Entre em contato com a loja, comunique o arrependimento e siga as instruções que serão passadas.

E você, está ansioso para a Black Friday 2018?

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário