Como proteger a conta do Instagram

Como proteger a conta do Instagram contra roubo? O que mais tem acontecido no Instagram é invasão de perfil para roubo da conta. Em muitos casos a conta é apagada e a pessoa perde tudo que postou, além de perder todos seus seguidores. Neste post trazemos algumas dicas do que você pode fazer para deixar sua conta do Instagram mais segura e outras medidas de segurança para não ter a conta invadida.

O que fazer para proteger a conta do Instagram?

A opção de segurança mais importante para sua conta do Instagram é a autenticação de dois fatores. A melhor forma de utilizar este recurso é usando um app gerador de códigos como o Authy no celular, para gerar os códigos de login. Recomendamos o Authy por ele sincronizar os códigos entre dispositivos que você tiver, assim caso tenha problema com o celular, você pode gerar o código no computador, por exemplo.

  1. Abra o app do Instagram no celular;
  2. Toque no ícone do bonequinho no canto inferior direito para entrar no seu perfil;
  3. Toque no ícone de três traços no canto superior direito ou inferior direito;
  4. Entre em “Configurações”;
  5. Toque em “Segurança”;
  6. Entre em “Autenticação de dois fatores”;
  7. Toque em “Começar”;
  8. Toque no botão do lado direito de “Aplicativo de autenticação (recomendado)”;
  9. Se você for usar o Authy ou Microsoft Authenticator toque em “Configurar outra maneira”;
  10. Vai aparecer a chave para digitar no aplicativo gerador de códigos, abra o app que quer usar, toque para adicionar uma nova conta, digite a chave que está aparecendo na tela do Instagram;
  11. O app vai começar a gerar códigos de 6 dígitos, digite o código no app do Instagram;
  12. No app do Instagram toque em “Avançar” e digite o código de confirmação gerado pelo app gerador de códigos, confirme;
  13. Ele irá mostrar códigos de backup, guarde os números pois você poderá usá-los caso tenha problemas com o app gerador de códigos.
Como proteger a conta do Instagram com autenticação de dois fatores

Pronto, a autenticação de dois fatores foi ativada. Quem não quiser utilizar o app de autenticação, pode escolher receber o código de segurança por WhatsApp ou SMS, mas essas opções são menos seguras.

É muito importante guardar os códigos de backup que aparecem no final para usar se o celular for roubado e não tiver como gerar códigos.

O processo também pode ser feito pelo computador nesta página oficial do Instagram.

Utilize senha forte e única para o Instagram

Não utilize a mesma senha para diversos sites, crie uma senha exclusiva para o Instagram. Tem que ser uma senha forte com pelo menos 20 caracteres, misturando números, letras maiúsculas e minúsculas, e símbolos. Existem geradores de senhas online, uma boa opção é a do Norton.

Quando usamos senhas fortes e únicas, precisamos de um gerenciador de senhas como o 1Password (pago). Quem preferir pode usar o gerenciador de senhas disponível embutido nos navegadores Chrome e Firefox.

Para alterar sua senha:

  1. Abra o app do Instagram no celular;
  2. Toque no ícone do bonequinho no canto inferior direito;
  3. Toque no ícone de três traços no canto superior direito;
  4. Entre em “Configurações”;
  5. Toque em “Segurança”;
  6. Toque em “Senha”.

Registre número de telefone e email válido

Tenha certeza que o telefone e email cadastrados na sua conta são válidos e estão corretos. Essa é a maneira deles entrarem em contato com você, caso tenha algum problema com a conta.

  1. Abra o app do Instagram no celular;
  2. Toque no ícone do bonequinho no canto inferior direito;
  3. Toque no ícone de três traços no canto superior direito;
  4. Entre em “Configurações”;
  5. Toque em “Conta”;
  6. Entre em “Informações pessoais” e cadastre os dados corretos.

Você precisará confirmar o número de telefone (por meio de código) e o email (clicando no link enviado).

Verifique regularmente as atividades de login nas configurações

Sempre que algum dispositivo se conecta na sua conta do Instagram, ele salva o nome e a localização. Você pode visualizar essas informações entrando em:

  1. Abra o app do Instagram no celular;
  2. Toque no ícone do bonequinho no canto inferior direito;
  3. Toque no ícone de três traços no canto superior direito;
  4. Entre em “Configurações”;
  5. Toque em “Segurança”;
  6. Toque em “Atividade de login”.

Se tiver algum dispositivo estranho que não reconheça, toque nos três pontinhos do lado direito dele e depois em “Sair”.

Com o que ter cuidado para proteger a conta do Instagram?

Outras medidas de segurança que você precisa ter sempre em mente são:

  • O Instagram nunca envia Mensagem Direta! Se o Instagram quiser falar com você, ele irá enviar mensagem dentro de “Emails do Instagram”. Para visualizar entre em Perfil > ícone três traços > Configurações > Segurança > Emails do Instagram.
  • Nunca clique em links enviados para email ou WhatsApp falando que é do Instagram ou pedindo para verificar dados da sua conta. Links maliciosos levam para sites de phishing, quando você digita seu email e senha, eles roubam seu login e sua conta.

Caso sua conta tenha sido comprometida, veja algumas dicas do que fazer para tentar recuperar a conta do Instagram que foi roubada.

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.