Quer saber como votar nas eleições que se aproximam? Neste post preparamos todas as instruções para que você não tenha dúvidas nas Eleições 2018.

O primeiro turno está marcado para acontecer no dia 7 de Outubro. O segundo turno, se necessário, acontece no último domingo do mês. O horário é sempre de 08 da manhã até às 17 horas.

Como votar nas eleições de 2018

Como votar nas eleições

Este ano, você precisa votar em cinco candidatos para quatro cargos diferentes. São eles (já na ordem que você vai encontrar na urna eletrônica):

  • Deputado Federal
  • Deputado Estadual ou Distrital
  • Senador
  • Governador
  • Presidente
Como votar nas eleições
Veja como votar nas eleições 2018

Em caso de segundo turno, só haverá eleição para os cargos de Presidente da República e Governador.

O procedimento e simples. Digite o número do seu candidato e em seguida aperte a tecla verde “Confirma”. Para anular, basta digitar um número qualquer, que não seja de nenhum candidato e confirmar com a tecla verde. Para votos em branco, pressione a tecla “Branco” e em seguida, a tecla “Confirma”.

Digitou algum dado errado?

Não tem problema. Pressione a tecla corrige e continue com a votação normalmente. Assista ao vídeo abaixo para ver o passo a passo corretamente.

O que é necessário para votar?

O eleitor só precisa apresentar um documento com foto na sua zona eleitoral. Os documentos aceitos são RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho. Não há necessidade de apresentar o título de eleitor, desde que saiba o local de votação.

Não é permitido utilizar qualquer aparelho eletrônico dentro da cabine de votação. É importante levar o número dos seus candidatos anotados em papel.

O que é voto de legenda?

Aqueles eleitores que não possuem um candidato para deputado estadual, distrital ou federal específico, podem votar apenas no partido. Isto é chamado de voto de legenda. Basta digitar apenas o número do partido e confirmar em seguida. O voto irá compor o cálculo do quociente eleitoral e partidário.

Você sabe a função de cada candidato em que irá votar?

Além de saber como votar nas eleições 2018, é importante saber também qual a função de cada cargo para qual você irá escolher um candidato. Nós preparamos um pequeno resumo para te ajudar.

O que faz o Presidente da República:

O Presidente da República comanda o Governo Federal e implementa políticas públicas na área de saúde, educação, transportes e outros. Porém, precisa do apoio de aliados no Congresso para que estas propostas sejam aprovadas.

Outras funções são representar o país no exterior, indicar representantes diplomáticos, fazer a nomeação de ministros e definir nomes de cargos importantes como o Procurador-geral da República. Por fim, ainda tem a missão de junto aos seus ministros realizar um projeto de orçamentos do Governo Federal e como arrecadar recursos no país.

O que faz o Governador de Estado:

O Governador é aquele que exerce a direção de uma administração estadual. É também o responsável por nomear secretários e altos dirigentes das empresas estatais. O Governador também aprova ou veta leis, dá baixa em decretos e regulamentos.

Outras funções que também podemos destacar são: Negociar com Ministros e com o Presidente da República o recebimento de verbas destinadas ao Estados, apresentar à Assembleia Legislativa documentos que mostram os planos orçamentários para os próximos anos, implementar políticas públicas e programas destinados para as áreas de saúde e educação.

O que faz o Senador:

Nestas eleições você precisa votar em dois senadores diferentes. Não é possível dar dois votos para um mesmo candidato. Ao contrário de deputados, o mandato de um senador é de 8 anos.

Os senadores podem sugerir projetos de lei, para quem sejam aprovados pelos demais senadores e também pela Câmara dos Deputados. É ele também quem fiscaliza o Governo, sugere emendas parlamentares e faz indicações para cargos em ministérios, agências reguladoras e também para outros órgãos da administração pública.

O que faz o Deputado Estadual:

O Deputado Estadual tem basicamente três funções: Fiscalizar o Poder Executivo, apresentar projetos de lei ou mostrando posição perante outras propostas e representar a sociedade.

Também são responsáveis por supervisionar as contas do Estado e definir todos os impostos estaduais além dos próprios salários, do Governador e vice.

O que faz o Deputado Federal:

O Deputado Federal é ao lado do Senador responsável por debater os Projetos de Lei antes que eles sigam para aprovação do Presidente da República. Ele também é responsável por fiscalizar o Poder Executivo, criando CPIs e realizar a convocação de ministros para darem explicações ao Congresso.

Outras obrigações do Deputado Federal são a aprovação do orçamento da União e a autorização da abertura de um processo contra um Presidente, em caso de crime de responsabilidade.

Agora que você já sabe como votar nas eleições, hora de realizar suas anotações e votar com consciência no dia da eleição!

Se ficou com mais alguma dúvida sobre as eleições consulte o site do TSE.

Deixe um comentário