Como não deixar email ser encaminhado no Gmail

Como não deixar email ser encaminhado no Gmail? Quer enviar email para alguma pessoa, mas gostaria que o email não fosse encaminhado para outras pessoas? O Gmail possui uma maneira de prevenir que um email seja encaminhado. É importante lembrar que uma pessoa sempre pode tirar a foto do email para compartilhar com outros, mas essa seria uma maneira de tentar proteger seus emails.

Como não deixar email ser encaminhado no Gmail

O Gmail possui um recurso chamado de Modo Confidencial, que desativa as opções para encaminhar, copiar, imprimir e fazer download de anexos. O recurso pode ser ativado mesmo quando o destinatário não possui Gmail. A pessoa que não tem conta no Gmail, recebe um link para abrir o email no navegador.

1 – Abra o Gmail e clique para criar um novo email.

2 – Na janela de composição, clique no ícone do cadeado (com um relógio) na barra inferior para “Ativar modo confidencial”.

Como não deixar email ser encaminhado no Gmail
Ativar modo confidencial para não deixar email ser encaminhado no Gmail

3 – Vai abrir a janela do modo confidencial. Você pode selecionar uma data para expiração do email, que pode ser até 5 anos. Em seguida selecione se quer ou não colocar uma senha, ela será enviada por SMS. Caso selecione “Senha por SMS”, é preciso digitar o número do celular da pessoa que vai receber o email. Quando terminar clique em “Salvar”.

Modo confidencial data de expiração e senha Gmail

4 – Depois que ativar, aparecerá na parte inferior do email o alerta de que o conteúdo irá expirar, com a data da expiração. Se quiser modificar clique em “Editar” dentro do aviso. Se não quiser modificar nada, preencha o email corretamente e envie.

Como não deixar email ser encaminhado no Gmail
Ativar modo confidencial para não deixar email ser encaminhado no Gmail

Pronto, a pessoa que receber este email não poderá encaminhar, copiar, imprimir, nem fazer download do email.

É sempre importante destacar que não tem como ter certeza de que o email será visto apenas pela pessoa que o recebeu. Sempre existe a possibilidade dela tirar foto da tela ou copiar manualmente o que está escrito. Mas, pelo menos, você estará tentando se prevenir do encaminhamento.

Quem estiver procurando algum serviço de email que seja mais seguro que Gmail, Outlook e outros provedores comuns, pode tentar usar ProtonMail, Tutanota, Mailfence, são alguns provedores de email que possui criptografia de ponta-a-ponta.

0 Comentários

Deixe um comentário