Como criar o primeiro blog do zero

Você já pensou em criar um blog? Desistiu alguns minutos depois pois achava que era muito difícil começar um? Então saiba que você não é o único a estar neste barco. Todos os dias milhares de blogs são criados, mas também outros tantos sequer surgem por conta de muitos acharem que blog é uma coisa muito complicada de se criar. Neste post vou mostrar para você como é simples criar o seu primeiro blog do zero, sem gastar dinheiro ou então gastando muito pouco. Isso vai depender do seu objetivo.

Por que eu devo criar um blog?

Um blog é uma ótima maneira de compartilhar notícias e conhecimento. Você pode usar para ensinar aquilo que sabe, manter os amigos e a família informada sobre suas aventuras, não importa. É muito infinito de possibilidades. Em muitos casos, um simples blog pode se transformar em profissão.

Tenha em mente que você pode sim usar o blog só para se divertir, ninguém é obrigado a monetizá-lo se não quiser. Em muitos casos os ganhos aparecem em consequência do trabalho bem feito.

Dá para começar um blog do zero sem gastar nada?

Digamos que você precisa pagar pela sua conexão à internet pelo menos. Mas ninguém precisa pagar um serviço para começar a blogar, por exemplo.

Uma pequena busca por blog do zero na internet, vai te retornar uma série de resultados informando que você precisa contratar um domínio, uma hospedagem para poder começar.

Isso é uma verdade, mas não é uma regra que precisa ser seguida a risca. Vai depender das suas respostas para as perguntas abaixo:

Você quer criar um blog para escrever seus pensamentos, se divertir ou compartilhar coisas legais com sua família e amigos? Você não pretende transformar isso em um negócio e quer mesmo é ter um hobby?

Então você pode muito bem ter um blog em serviços gratuitos e não precisa gastar nem um centavo se quiser.

Você quer ter um negócio na internet? Quer criar um blog para ganhar dinheiro com ele assim que possível?

Então, sugiro que você compre um domínio, pague por um serviço de hospedagem e já comece o seu blog da maneira mais profissional possível. Veja 10 dias para blogueiros iniciantes que podem te ajudar.

Leia também: Como registrar um domínio no Registro.BR

Este post de hoje é mais indicado para quem respondeu sim a primeira pergunta. Para pessoas que querem ter o blog apenas como hobby e não pretendem profissionalizá-lo.

Como criar um blog do zero, sem gastar nada no Blogger (ou Blogspot)

O Blogger (também conhecido como Blogspot ou Google Blog) é o serviço do Blogs gratuito do Google. É um dos mais populares do mundo e também um dos mais fáceis de ser usado.

Ele permite até o uso de um domínio próprio, caso você opte por isso no futuro. Mas como mencionamos lá no início do post, deixemos isso para quem quer se profissionalizar no mundo dos blogs.

Para criar um blog no Blogger, você vai precisar de uma conta no Google.

Acesse o site do Blogger.com e clique em “Criar seu Blog”.

Como criar um blog do zero

Você precisará em seguida fazer login com os dados da sua conta do Google.

Em seguida, você deverá escolher um perfil para ser associado a sua conta. Você pode usar um que já tenha criado para o Google+ (a rede social do Google) ou criar um perfil para o Blogger. Neste exemplo, achei melhor usar a segunda opção.

Como criar um blog do Zero

Sendo assim escolhi a opção “criar um perfil limitado no Blogger”. Apareceu uma janela para eu escolher um nome de exibição.

Como criar um blog do zero

Após clicar em “Continuar para o Blogger”, aparece a janela onde finalmente vamos criar nosso primeiro blog. Clique em “Criar novo Blog”.

Como criar um blog do zero

Em seguida você deverá definir o título e o “endereço” do seu blog. O endereço é a URL pela qual os outros poderão acessar o seu blog. Escolha também um tema. Todas estas informações podem ser modificadas mais tarde.

Como criar um blog do zero

Depois de preencher estas informações, clique em “Criar um blog!”. Seu blog já estará pronto para ser utilizado!

Na janela que apareceu em seguida, basta clicar em “Nova Postagem” para dar início as suas publicações. Como você pode ver na imagem abaixo, o editor do Blogspot parece um editor de texto comum, bem simples de usar.

Como criar um blog do Zero

Depois que escrever o seu post, basta clicar em “Publicar” e pronto. Seu post já estará no ar.

Como criar um blog do zero no WordPress.com

Outra ferramenta gratuita para criar blogs que gosto o muito é o WordPress.com. Ele tem um funcionamento bem parecido com o Blogger.

Parar criar o seu blog no WordPress.com, basta acessar o site e seguir as instruções. Em questão de poucos minutos você já pode escrever o seu primeiro post.

Viram como criar um blog do zero é bem simples? Ficou com alguma dúvida? Deixe na área de comentários que tentaremos ajudar.

Deixe um comentário