Dicas para corrigir Wi-Fi que não conecta

É irritante quando tentamos conectar em uma rede Wi-Fi e a conexão não funciona de jeito nenhum. Neste post trazemos algumas dicas para corrigir Wi-Fi que não conecta. O que você pode fazer para tentar solucionar seu problema.

Verifique a senha do Wi-Fi

Na maioria das vezes o problema é com a senha da rede Wi-Fi que você está tentando se conectar. Verifique se está digitando a senha corretamente. Se for em local público, solicite a senha novamente ao atendente do local.

Conexão Wi-Fi precisa de login em página

Se estiver em uma rede pública, muitas vezes os locais utilizam página de login para restringir a rede aberta somente para os clientes, principalmente hotéis e companhias aéreas.

Caso tenha se conectado em alguma rede pública e os aplicativos não estão abrindo, abra o navegador do celular. Se existir uma página de login, provavelmente você será automaticamente redirecionado para ela. Digite os dados de login informados pelo local.

Dicas para corrigir Wi-Fi que não conecta
Dicas para corrigir Wi-Fi que não conecta

Reinicie o dispositivo para corrigir Wi-Fi que não conecta

Sim, reiniciar ou desligar e ligar o dispositivo costuma corrigir muitos erros, pois força o sistema a recarregar tudo do zero. Depois que reiniciar tente se reconectar novamente.

“Esqueça a rede” e conecte novamente

Remova esta conexão do dispositivo e faça o processo todo novamente. Para isso acesse as configurações e depois Wi-Fi. Toque na conexão atual ou no “i” do lado dela. Toque na opção “Esquecer esta rede” ou “Esquecer” ou “Excluir”. Depois busque pelas conexões Wi-Fi novamente e conecte digitando a senha fornecida.

Essa dica serve para quando você já tem a conexão Wi-Fi gravada e a pessoa alterou a senha. Somente “esquecendo” ela você irá conseguir conectar novamente.

Reinicie o roteador para corrigir Wi-Fi que não conecta

Essa dica funciona do mesmo jeito que reiniciar o dispositivo. Você força o roteador a recarregar as configurações do zer, estabelecer uma nova conexão e restabilizar a rede. Serve para eliminar falhas temporárias ou erros que podem prejudicar a conexão atual.

Verifique configurações do Wi-Fi

Alguns dispositivos antigos não suportam os padrões de segurança atuais presentes nos roteadores Wi-Fi (WEP, WPA e WPA2). Se esse for o caso, seu dispositivo não irá conseguir se conectar na rede, não importa o que faça.

Também pode ocorrer problemas com as bandas de frequência da rede. Alguns dispositivos conectam somente em rede 2,4GHz, se a rede for 5 GHz ele não irá conseguir estabelecer a conexão. Escolha a rede 2,4 GHz no momento da conexão no dipositivo. Se não estiver disponível, verifique se as configurações do roteador não permite a ativação desta banda junto com a de 5 GHz.

Verifique interferência e distância para corrigir Wi-Fi

Se você estiver muito longe do roteador ou se houver aparelhos micro-ondas, telefones sem fio, entre você e a rede, pode ocorrer interferência que impossibilitam a conexão. Tente utilizar repetidor de sinal na casa, para aumentar o alcance.

Teste fazer a conexão em outro dispositivo

Se o seu dispositivo não estiver conectando, tente a conexão em outro, para ter certeza se o problema é com o seu dispositivo e não com a rede. Se for problema apenas com seu dispositivo, talvez seja algum problema nas configurações do roteador ou conflito entre seu dispositivo e o roteador.

Nestes casos é recomendado trocar o roteador. Se trocar e o dispositivo continuar não conectando na rede Wi-Fi, então pode ser problema com seu dispositivo.

Atualize os drivers de rede do computador

Se for computador, atualize os drivers do adaptador de rede. As empresas costumam enviar atualizações para corrigir bugs que aparecem com o tempo de uso e atualizações da Microsoft.

Baixe o driver no site do fabricante, você pode verificar o fabricante do seu adaptador de rede abrindo o “Gerenciador de Dispositivos” no Windows. Clique no botão iniciar e digite na busca “Gerenciador de Dispositivos” sem aspas. Clique na setinha do lado direito de “Adaptadores de rede”. Clique na setinha na esquerda de “Adaptadores de rede”, o adaptador Wi-Fi aparece com escrito “Wireless” e o modelo.

Depois que instalar, reinicie o computador e veja se voltou ao normal.

Conhece mais alguma dica para corrigir problema quando Wi-Fi não conecta? Conte-nos pelos comentários.