Como verificar se um site é falso

Como verificar se um site é falso? Na internet é preciso ter atenção a tudo que estamos acessando, pois golpistas criam sites fraudulentos com intuito de roubar nossos dados. Neste post trazemos algumas dicas sobre os sinais que você deve ficar alerta, quando acessar sites onde terá que digitar seus dados e senhas.

Verificar URL para saber se um site é falso

O phishing é uma das maneiras mais comuns de golpe na web, por isso uma das coisas mais importantes é verificar a URL (endereço) da página que você está acessando, para saber se realmente é o site que você deseja acessar.

Esses sites fraudulentos de phishing imitam o site real, copiam todas as informações e fotos do site da página autêntica, e a pessoa não consegue perceber que está no site dos golpistas. Ela acaba digitando os dados pessoais e de pagamento, sem saber que seus dados estão sendo roubados.

A única diferença entre o site fraudulento e o site verdadeiro é o endereço eletrônico, que pode conter letras erradas ou alguma palavra além do nome verdadeiro.

Por exemplo, golpistas criaram um site falso do Banco do Brasil em que a URL era www.bb-informa.net. O endereço real do BB é www.bb.com.br.

Como verificar se um site é falso?
Como verificar se um site é falso?

Normalmente esses ataques são feitos por SMS ou email, em que a pessoa recebe o link falso, e acessa sem prestar atenção no que está clicando. Também pode ocorrer da própria pessoa digitar o endereço errado na barra de endereços, e cair no site fraudulento! Tenha muito cuidado ao digitar os endereços dos sites na barra de endereços do navegador.

Portanto antes de utilizar qualquer site que será preciso digitar suas informações, analise a URL para ter certeza que é o site verdadeiro. Você pode denunciar site de phinshing para o Google nesta página oficial.

Preste atenção se o site tem o cadeado (HTTPS)

Sempre que você acessa um site no navegador, verifique se o mesmo contém o cadeado na esquerda da URL, na barra de endereços. Esse cadeado indica que o site é protegido com certificado TLS/SSL, que criptografa os dados enviados entre usuário e site.

Verificar cadeado certificado SSL para saber se site é falso

Caso o site não contenha este cadeado, aparece um ponto de exclamação no lugar do cadeado, para alertar sobre o problema. Nestes sites (não seguros) todos os dados que forem enviados podem ser interceptados.

Infelizmente nem sempre o cadeado indica que o site é autêntico, pois já existem maneiras de falsificar o certificado SSL. Você pode visualizar mais detalhes sobre o cadeado clicando em cima dele e depois em “A conexão é segura”. Em seguida clique em “O certificado é válido”. Vão aparecer todos os detalhes do certificado deste site.

Utilize escaneador de site para verificar vírus

Existem alguns serviços na web que escaneiam sites para encontrar malware ou outros problemas que podem colocar em risco o usuário. Alguns destes serviços listamos a seguir:

Para usá-los cole a URL do site em questão no campo de busca e aperte Enter no teclado.

É importante destacar que nem sempre os sites fraudulentos são identificados por estes serviços. Por isso você precisa prestar atenção em outros sinais, além do resultado apresentado por eles.

Além das dicas acima, sempre analise a política de privacidade do serviço e política de troca e devolução, em caso de site de vendas. Websites fraudulentos não costumam ter estes dados especificados e bem escritos. Também podem conter erros de português, erros na interface ou solicitação de informações que normalmente não são solicitadas, ou algum outro erro esquisito que possa indicar que não é um site autêntico.

0 Comentários

Deixe um comentário