Posso deixar resto de alimento enlatado na lata?

É seguro deixar resto de alimento enlatado na lata? Abri uma lata de milho, ervilha, sardinha, atum ou de algum outro alimento, mas não comi tudo. Será que pode guardar na própria lata, ou tem algum perigo para saúde? A seguir explicamos um pouco sobre os alimentos enlatados.

É seguro deixar resto de alimento enlatado na lata?

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, não tem perigo você deixar o alimento na lata e guardá-lo na geladeira. Mas eles não recomendam que as pessoas façam isso, devido à baixa preservação do alimento na lata aberta.

O que acontece é que na lata o alimento não será preservado corretamente. Ou seja, ele irá perder seu sabor e aroma natural.

Portanto o recomendado é guardar as sobras de alimento enlatado dentro de potes de vidro com tampas herméticas ou recipiente herméticos de plástico.

No site ComoArmazenar.com você pode encontrar várias dicas especificando sobre o armazenamento de alimentos enlatados. Normalmente estes tipos de alimentos após aberto, duram de 4 a 5 dias na geladeira. A não ser que seja conservas de picles, palmito, alcaparras ou algo parecido, que costumam durar um pouco mais de tempo.

É seguro deixar resto de alimento enlatado na lata?
É seguro deixar resto de alimento enlatado na lata?

O mais importante é evitar deixar o alimento na lata, para preservar sua qualidade. Coloque em potes herméticos na refrigeração da geladeira. Nunca deixe na temperatura ambiente, pois há risco de propagar bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Além disso não compre latas enferrujadas ou muita amassadas, pois há risco de botulismo, envenamento causado pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, que pode levar à morte.