Como preparar o Android caso seja roubado

Como preparar o Android caso seja roubado? Com o preço tão alto dos celulares atualmente, é muito importante estarmos preparados para caso de roubo. Infelizmente recuperar o aparelho não será fácil. Mas você pode proteger suas informações pessoais e bancárias, preparando o aparelho de maneira correta. A seguir trazemos algumas dicas do que você deve ativar e anotar, para que o problema seja um pouco menos pior.

Ativar o bloqueio de tela para caso o Android seja roubado

A ativação do bloqueio da tela é crucial, portanto você precisa ativar o recurso, seja um PIN, desenho padrão, senha, digital ou reconhecimento facial. Não importa, ative este recurso de segurança imediatamente.

Normalmente fica dentro de Configurações > Tela de Bloqueio (ou Segurança) > Tipo de Bloqueio de Tela.

Tela de bloqueio configurações Android

Lembrando que a o reconhecimento facial ou impressão digital são tipos de bloqueios mais seguros que os outros. Mas mesmo os outros tipos não sendo tão seguros, é melhor ter algum bloqueio do que nenhum, assim você terá mais tempo para fazer outras coisas que forem necessárias, se o aparelho for roubado.

Teste o Encontre meu Dispositivo

O recurso “Encontreu meu Dispositivo” do Google, está disponível para todos os celulares Android que vêm com a Google Play Store. Este site permite encontrar seu aparelho de celular, caso o tenha perdido ou ela tenha sido roubado.

Como já vem instalado nos dispositivos, você precisa apenas confirmar que ele está rodando corretamente no seu aparelho. Para isso acesse esta página do Google e faça login com a mesma conta que está cadastrada no seu aparelho de celular. Ele irá buscar automaticamente pelo seu dispositivo, mostrando o local no mapa.

Encontre meu Dispositivo preparar o Android caso seja roubado
Encontre meu Dispositivo para preparar o Android caso seja roubado

Além do local, aparecem as opções para reproduzir som no aparelho, bloquear o dispositivo e até formatar o dispositivo para que o ladrão não roube seus dados.

O Encontre meu Dispositivo também está disponível como aplicativo, mas você não precisa dele para utilizar o recurso. Basta acessar o site que especificamos no início.

Utilize o recurso da Pasta Segura para preparar o Android caso seja roubado

Se você costuma salvar arquivos importantes no celular, uma boa idéia é adicioná-los na Pasta Segura, recurso disponibilizado por algumas fabricantes como a Samsung. Essa pasta segura adiciona uma camada extra de segurança para guardar coisas sensíveis, pois fica protegida por senha. É possível guardar fotos, arquivos e até aplicativos dentro dela.

Aparelhos que não tiveram a opção da pasta segura, podem utilizar o recurso Pasta Segura disponibilizado pelo Google dentro do aplicativo Files do Google.

Backup dos dados pessoais

Caso costume salvar muitas fotos e vídeos no celular, ou tenha outros arquivos importantes que não possam ser perdidos, é muito importante fazer backup de todos seus dados. Assim mesmo que o dispositivo seja roubado, você não perde tudo que tinha salvado.

Uma das opções para guardar fotos e vídeos na nuvem é o Google Fotos, mas lembre-se que o backup gratuito é 15 GB. Se não tiver instalado, basta instalar e configurar, para que fotos e vídeos sejam enviadas automaticamente para nuvem.

Para outros arquivos você pode utilizar Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros. Escolha o que preferir e configure conforme o escolhido.

IMEI do celular

Para fazer o bloqueio do aparelho junto à operadora, é preciso ter o IMEI do dispositivo salvo. Esse número é único para cada dispositivo e não tem ligação nenhuma com o chip da operadora.

Normalmente o número IMEI vem escrito na caixa do celular. Mas você pode visualizá-lo entrando em Configurações > Sobre o celular.

Outra maneira de encontrar o IMEI é no Encontre meu Dispositivo.

Descobrir IMEI do celular pelo Encontre Dispositivo Google
Descobrir IMEI do celular pelo Encontre Dispositivo Google

Pode parecer que dá um pouco de trabalho fazer essas etapas, mas são as maneiras disponíveis para você se prevenir se tiver o celular roubado. Melhor um pouco de trabalhado antes, do que se arrepender depois, por não ter se prevenido do ocorrido.

0 Comentários

Deixe um comentário