Por que não usar teclado de terceiros no Android?
Por que não usar teclado de terceiros no Android? Muitas pessoas adoram customizar o celular Android, e uma das principais maneiras de customizar, é instalando teclados diferentes. Mas o que as pessoas não sabem é que eles podem ser um risco de segurança e privacidade. Neste post falaremos sobre os perigos em utilizar teclados de empresas desconhecidas como, por exemplo, teclados de emoji. Se existem aplicativos seguros de teclado? E como se proteger.
Por que não usar teclado de terceiros no Android?
O teclado é uma das ferramentas do celular Android que você mais irá utilizar. Seja para navegar na web, responder mensagens, criar documentos, digitar senhas, o teclado será fundamental para digitar o que precisa. Como é um aplicativo que abrimos toda hora, muitas pessoas gostam de personalizá-lo, e uma das maneiras de fazer isso é baixando apps de terceiros que possuem funcionalidades extras.
Mas infelizmente, o uso de teclado de terceiros pode custar muito caro. Eles podem parecer inofensivos, com emojis extra e, na verdade, estarem roubando todas suas informações, como ocorre em alguns aplicativos de mensagens por aí.
A maioria dos aplicativos de teclado têm uma enorme lista de solicitações de permissão, podendo solicitar acesso à câmera, microfone, contatos e até ao armazenamento do dispositivo, ou às suas conexões de rede. Eles precisam dessas permissões para funcionarem corretamente.


Mas será que vale o risco? Imagine uma empresa fraudulenta tendo acesso à sua câmera e microfone do celular, podendo tirar fotos e escutar conversas, sem você saber? Ou verificando documentos confidenciais recebidos por e-mail? Até alguma empresa conhecida, como foi reportado para teclados embutidos do TikTok, Facebook e Instagram, que podem rastrear todas as teclas digitadas em um iPhone.
Já foram reportados teclados de terceiros que coletavam dados de milhões de pessoas e compartilhava com terceiros (vendia). Além disso, uns tinham a habilidade de baixar códigos executáveis e instalar nos dispositivos que o usavam, outros fizeram compras digitais com os dados dos usuários, sem consentimento dos mesmos.
Tudo que você digita no teclado do Android pode ser coletado pelo teclado, incluindo senhas bancárias, SMS, senhas de e-mails, dados de cartão de crédito e outros. Portanto, evite o uso de teclados de terceiros, a não ser que sejam de empresas confiáveis e honestas.
Então qual teclado é seguro utilizar?
O Gboard do Google é o teclado nativo do sistema Android e o mais confiável para uso. Apesar de muitas pessoas não gostarem, ele já possui vários recursos interessantes embutidos. Outro que também é considerado confiável é o da Samsung, que vem nos aparelhos da marca, mas não está disponível na Play Store para outros modelos.
Além desses nativos, existe o teclado Microsoft SwiftKey, que é o teclado mais popular depois do Gboard na Play Store, com mais de 1 bilhão de downloads. Possui opções de customização com temas, gifs e emojis.
Outras opções seriam teclados de código aberto como o AnySoftKeyboard, que tem o pacote de idioma português Brasil para ser baixado. É um teclado que não coleta dados do usuário, não necessita de acesso à internet, e como é código aberto, todos têm acesso ao código do aplicativo, podendo analisar sua segurança. Apesar de não ter muita customização, é bastante popular.
Na dúvida fique com o Gboard do Google, pelo menos eles possuem um pouco de transparência sobre o que é feitos com os dados dos usuários, e não irão roubar suas senhas, dados de banco ou de cartão de crédito.
0 Comentários