O que pode estragar a bateria do celular

O que pode estragar a bateria do celular? Existem várias dicas de como devemos cuidar da bateria do smartphone para evitar estragá-la. É normal as baterias perderem sua eficiência com o tempo. Mas existem algumas coisas que você não deve fazer nunca, pois estará reduzindo essa eficiência muito mais rápido do que o normal. Dependendo do que for, pode até destruí-la de vez, sem possibilidade de utilização.

E então, o que pode estragar a bateria do celular?

Deixar a bateria descarregar completamente – infelizmente muitas pessoas não sabem disso, mas não se deve deixar a bateria descarregar até 0%. Isso porque o processo de carregamento e descarregamento, degradam a bateria lentamente. São esses ciclos que mais afetam sua vida útil.

Se você deixar ela carregar sempre do 0% vai ser pior para a vida útil do que se carregar quando estiver entre 20 e 80%. Os ciclos de cargas mais curtos são melhores para a bateria.

O que pode estragar a bateria do celular
O que pode estragar a bateria do celular?

Utilizar cabos de carregamento danificados ou falsos – algumas pessoas acreditam que o cabo de carregamento do smartphone não tem importância, que pode utilizar qualquer um, mesmo de qualidade ruim ou que esteja com defeito. Mas não é bem assim. Os cabos criados pelo fabricante, são próprios para aguentarem o carregamento da bateria. Muitos casos de incêndio nos aparelhos, foram causados por cabos de má qualidade.

Portanto, utilize o cabo que veio com seu dispositivo, se ele estragar verifique com o próprio fabricante para substituí-lo. Evite comprar cabos baratos que não sabemos nem a procedência. A não ser que tenha sido fabricado por empresas idôneas.

Deixar o smartphone conectado na energia o tempo todo – assim como deixar o smartphone descarregar por completo, é uma péssima idéia deixá-lo o tempo todo conectado na energia com 100% de bateria. Você pode carregar durante a noite, mas evite deixar carregando além dos 100%.

O celular pára de carregar automaticamente quando chega nos 100%, mas assim que cai para 99% ele volta a carregar, se tornando um ciclo sem fim. Isso irá viciar a bateria, acabando com sua vida útil.

Alguns aparelhos novos já possuem proteção contra esses ciclos curtos noturnos, mantendo a bateria em 80% e depois carregando o restante perto da hora que a pessoa acorda. Mas não são todos os dispositivos que possuem este recurso.

Deixar o smartphone em local com calor extremo – O calor em excesso encurta a vida útil da bateria. Esse calor pode ser devido a deixá-lo dentro do carro muito quente, no sol quando estiver na piscina ou até se deixá-lo conectado na energia o tempo todo. Inclusive se estiver jogando algum jogo que consome muito recurso, o superaquecimento do seu telefone danifica a bateria.

É possível notar que as dicas aqui são dicas específicas e que muitas pessoas já seguem, sem nem saber do problema que podem causar à bateria. Sempre utilize cabos originais, evite utilizar a bateria até o telefone desliga e evite deixar o aparelho no calor.

0 Comentários

Deixe um comentário