Nota Carioca – Cadastro, consulta de créditos

O programa Nota Carioca foi criado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo visa aumentar a arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços).

Ele funciona de maneira semelhante ao já conhecido Nota Fiscal Paulista. Para conseguir os benefícios do programa, o consumidor deve solicitar a nota fiscal ao estabelecimento comercial e pedir a inclusão do número do CPF na nota.

Provavelmente, se você já esteve na cidade do Rio de Janeiro e ouviu aquela famosa pergunta: CPF na nota? E não informou o número, deixou de juntar créditos que podem ser úteis no futuro.

Nota Carioca – Cadastro e consulta de créditos

Nota Carioca - Cadastro e Consulta de Créditos

Os créditos que você recebe do Nota Carioca são correspondentes a 10% do valor do ISS recolhido referente ao serviço prestado. Estes créditos podem ser usados pelo consumidor da seguinte forma:

Retirada para uma conta bancária

Ao completar R$25 reais em créditos é possível solicitar o saque para uma conta corrente. A conta corrente deve ser com o mesmo CPF cadastrado no programa.

Abatimento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

Entre 1 e 30 de Setembro de cada exercício, é possível utilizar os créditos recebidos para deduzir o valor do IPTU de qualquer imóvel da cidade. É possível deduzir até 100% do valor.

Como fazer o cadastro no Programa

O usuário interessado em participar do programa deve acessar este site e clicar na opção “Acesso ao Sistema”. Esta opção fica no menu do lado esquerdo da página. Em seguida, escolha a opção “Não possui senha”.

Na janela seguinte deverá incluir seus dados pessoais como CPF, RG, nome, endereço completo e um email válido. É através deste email que você irá receber um link para continuar o seu cadastro. Clique no link que veio neste email e finalmente escolha uma senha para acessar a plataforma e verificar os seus créditos.

Como consultar os créditos do Nota Carioca

Acesse o site do programa e no menu que fica no lado esquerdo da página, escolha a opção “Acesso ao Sistema”. Informe o CPF e a senha cadastrada. Digite o código que aparece no lado e por fim clique em “Entrar”. Após o login, mais uma vez no menu do lado esquerdo, escolha a opção “Conta Carioca” e veja o saldo que está disponível para você.

Se já tiver o mínimo de R$25, pode solicitar o saque do valor para uma conta corrente.

Qualquer pessoa, mesmo que não more no Rio de Janeiro, pode participar do Nota Carioca?

Sim! Basta fazer o cadastro no programa e caso esteja de passagem pela cidade do Rio de Janeiro, solicitar a inclusão do CPF nas notas fiscais.

Veja também: Cartão Família Carioca

Deixe um comentário