Documentos necessários para fazer o alistamento militar

No Brasil os jovens brasileiros de 18 anos do sexo masculino são obrigados a se alistar no Serviço Militar. Os brasileiros naturalizados também devem realizar o alistamento. Normalmente o período de alistamento vai de 2 de janeiro até o último dia do mês de junho do ano em que o jovem completar 18 anos. Para fazer o alistamento basta comparecer a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência ou pelo site oficial Alistamento. Se estiver no exterior, o jovem é obrigado a procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil para resolver a situação. Veja abaixo quais documentos necessários para fazer o alistamento militar e como proceder.

As mulheres são isentas de alistar-se em tempos de paz.

Documentos necessários para fazer o alistamento militar

Alistamento militar na Junta de Serviço Militar

Para realizar o alistamento na Junta de Serviço Militar você deverá levar os seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou equivalente (Identidade, Carteira de motorista, de Trabalho ou Passaporte)

Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção)

Registro de Emancipação (no caso dos Índios)

02 (duas) fotografias 3×4 (recente, de frente, sem retoques e sem data)

Comprovante de Residência (conta de luz ou água entre outras)

Depois que terminar o alistamento será anotado no parte detrás do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data que você deve retornar à Junta para saber se precisará se apresentar na seleção geral ou será dispensado do Serviço Militar.

Documentos necessários para fazer o alistamento militar

Documentos necessários para fazer o alistamento militar

Alistamento militar online no Brasil

O alistamento onlilne não está disponível para os estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio de janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo (Interior).

Para realizar o alistamento online você precisará de um dos seguintes documentos:

Certidão de Nascimento

Certidão de Casamento

Nacionalização

Registro Geral (Identidade)

CPF

Também será preciso indicar um número de telefone celular válido no Brasil e um email particular para receber mensagens, pois a confirmação do local e data do exame, entrega de documentos, avido de agendamento, tudo será realizado por email.

Basta acessar o site http://www.alistamento.eb.mil.br/ e clicar em “Moro no Brasil”. Depois siga preenchendo os campos com data de nascimento e CPF. No final você terá que escolher um Município e Local de Atendimento para se apresentar levando os documentos comprobatórios.

Documentos necessários para fazer o alistamento militar online no Exterior

Quem estiver no Exterior também pode realizar o alistamento online sem necessidade de se deslocar até a Repartição Consular. Basta acessar o mesmo site http://www.alistamento.eb.mil.br e clicar em “Moro no Exterior e quero me alistar”. Em seguida é só preencher os campos e você precisará de um dos seguintes documentos:

Passaporte ou documento de identificação com foto

Certidão de nascimento ou prova equivalente

Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção)

Após a inscrição online você irá receber a data e local da Repartição Consular em que terá que levar os documentos comprobatórios especificados no primeiro tópico.

Deixe um comentário