Como consultar IMEI do celular

Como consultar IMEI do celular? Seu aparelho foi roubado e gostaria do IMEI para solicitar o bloqueio do aparelho junto a operadora? Neste post explicaremos como você pode descobrir o IMEI do celular direto no dispositivo (se estiver com o aparelho em mãos) e como descobrir o IMEI na web usando alguns sites seguros, nos casos em que o aparelho já foi roubado ou perdido.

Como consultar IMEI do celular Android e iPhone

Para verificar o IMEI direto no aparelho o processo é muito simples:

  • Android – abra “Configurações”, desça nas opções até o campo “Sobre”, entre nele e toque em “Status”;
  • iPhone – abra os “Ajustes”, entre em “Geral”, desça na tela e toque em “Sobre”, depois entre em “Status”.
Como consultar IMEI do celular direto no status do aparelho
Como consultar IMEI do celular direto no status do aparelho

Outra maneira é abrindo o aplicativo “Telefone” como se fosse fazer uma ligação. Digite no teclado *#06#. Vai abrir uma mensagem grande na tela mostrando o IMEI ou os IMEIs caso o aparelho tenha dois chips.

Consultar IMEI se o aparelho já foi roubado ou perdido

Se você não guardou o número do seu IMEI antes de ter perdido o aparelho ou ele ter sido roubado, tem algumas coisas que você pode tentar para descobrir a numeração.

Caixa do aparelho

O IMEI vem escrito na etiqueta que vem colada na parte detrás da caixa do aparelho celular, tanto do Android quanto do iPhone. Se você ainda tem a caixinha então é só verificar nela.

Usuários de Android podem verificar no Google

Quem tem Android pode verificar o IMEI no “Encontre meu dispositivo” do Google. Aguarde ele analisar o mapa, clique no “i” do lado direito do celular que perdeu ou foi roubado. O IMEI aparecerá na tela.

Descobrir IMEI do celular pelo Encontre Dispositivo Google
Descobrir IMEI do celular pelo Encontre Dispositivo Google

Quem tem celular Android da Samsung tem mais uma opção para verificar, diretamente neste site “Buscar telefone” da Samsung. Faça login com os dados da sua conta Samsung, ao abrir o mapa seu número aparecerá na barra do lado direito. Clique no botão de três bolinhas do lado direito do número e depois “Informações do IMEI”. O número aparecerá na tela.

Descobrir IMEI do celular Android pelo site Samsung
Descobrir IMEI do celular Android pelo site Samsung

Usuários de iPhone podem verificar na Apple

Se você tem iPhone pode verificar acessando sua conta Apple nesta página oficial. Desça na tela até o campo “Dispositivos” e clique em cima do iPhone. O IMEI aparecerá na tela junto com número de série e outras informações do aparelho.

Descobrir IMEI do iPhone no site Apple ID dispositivos

Bloqueando aparelho na operadora

Depois com o número do IMEI em mãos é só ligar para a operadora e solicitar o bloqueio do aparelho para a pessoa que roubou não conseguir usá-lo.

  • Claro: 1052
  • Correios Celular: *288 ou 10543
  • Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
  • Oi: 1057 ou *144
  • Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333
  • TIM: 1056 ou *144
  • Vivo: 1058 ou *8486

Verificando IMEI na Anatel

Depois que falar com a operadora você poderá saber se o aparelho está mesmo bloqueado verificando no site de consulta da Anatel. Basta digitar o IMEI e depois os caracteres que aparecem na imagem, clique em “Consultar”.

Se o aparelho estiver bloqueado aparecerá o aviso “IMEI bloqueado” ou “IMEI impedido”. Se o IMEI nem foi cadastrado aparecerá o aviso “Não cadastrado na base”.

Caso o aparelho tenha sido roubado, não esqueça de fazer Boletim de Ocorrência na delegacia da sua cidade, assim você estará se protegendo se usarem o aparelho para algum fim escuso.

Deixe um comentário