O que pode ser usado como comprovante de renda

No Brasil quando precisamos solicitar algum empréstimo em banco ou financeira ou se quisermos solicitar cartão de crédito com limite alto, é preciso comprovar renda, não tem jeito, é uma maneira da empresa que está concedendo o dinheiro saber se você poderá cumprir com o pagamento do empréstimo ou da fatura do cartão. Mas o que pode ser usado como comprovante de renda? Carteira de trabalho serve para comprovar renda? E o trabalhador informal, como faz para comprovar renda? Saiba mais abaixo.

O que pode ser usado como comprovante de renda

Carteira de Trabalho (CTPS) pode ser usada?

Sim. Se você trabalha com carteira assinada poderá utilizar a Carteira de Trabalho para comprovar renda. Mas se você recebe mais do que está indicado na CTPS, somente a Carteira não será suficiente. Você vai precisar de um dos outros documentos abaixo para complementar a comprovação, entre em contato com a instituição que estiver negociando para saber o que eles preferem.

Outros documentos que podem ser utilizados

Declaração de Imposto de Renda

Esta é a maneira mais utilizada para comprovação de renda, uma vez que o Imposto de Renda tem informação sobre tudo que foi recebido pela pessoa no ano anterior.

Algumas instituições podem achar que o Imposto de Renda não seja suficiente por não estar atualizado para o ano da solicitação, por isso elas pedem também extrato bancário, comprovantes de rendimento e outros.

O que pode ser usado como comprovante de renda

O que pode ser usado como comprovante de renda

Holerite ou contra-cheque

O holerite/contra-cheque é um comprovante de renda ainda melhor que a Declaração de Imposto de Renda pois traz informações atualizadas sobre os ganhos da pessoa. Normalmente as empresas solicitam os últimos três contra-cheques (três últimos meses) junto com o Imposto de Renda.

Extrato bancário

Algumas instituições aceitam o extrato bancário da pessoa como comprovante de renda, normalmente solicitam os três últimos meses para comprovar as movimentações. Quando possível adicionar a assinatura do gerente do banco nos extratos.

Em algumas financeiras eles aceitam contas pagas, faturas de cartão de crédito pagas, boletos quitados. Mas não são todas elas. E outras podem não aceitar extrato bancário de conta poupança, apenas de conta corrente.

Quem é trabalhador informal, como comprovar renda?

Trabalhadores autônomos e profissionais liberais vão ter mais dificuldade em comprovar renda, principalmente quando a instituição não aceitar extrato bancário. Nestes casos será preciso solicitar a DECORE, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Este documento pode ser obtido com algum contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Esta declaração traz todos os ganhos da pessoa no ano referente, mas você precisa conversar com o contador para saber certinho quais documentos necessário para tirar a Decore.

Algumas instituições aceitam também o RPA, que é o Recibo de Pagamento de Autônomo, pois ele funciona como um contra-cheque. Mas não é muito comum pois este recibo pode ser falsificado facilmente.

Deixe um comentário